Participe do estudo sobre a saúde do trabalhador petroleiro Participe do estudo sobre a saúde do trabalhador petroleiro

Diversos, Notícias | 24 de fevereiro de 2015

Foi postergado o prazo para participar do estudo sobre a saúde dos trabalhadores petroleiros. O questionário encontra-se disponível no site do sindicato – www.sindipetromg.org.br. 

A participação efetiva dos trabalhadores demonstrará o grau de comprometimento com as questões relativas à vivência no trabalho e às perspectivas para uma vida mais saudável. Então, vamos assumir essa tarefa com muita seriedade, para que possamos tirar deste estudo, um relatório completo, com conclusões que nos auxiliem a formular meios para melhorar a qualidade de vida da nossa categoria.

O acesso do empregado será por meio da sua matrícula na empresa. Vale lembrar que o questionário de pesquisa é anônimo, ou seja, o trabalhador que o responder não será identificado. Todo o conteúdo do questionário será direcionado a um banco de dados, cujo acesso será restrito à equipe da PUC Minas, preservando-se, assim, a confidencialidade do respondente e garantindo-se a credibilidade do trabalho.

Caso não consiga responder o questionário de uma só vez, as respostas serão salvas e o trabalhador poderá retomá-lo onde parou, sem necessidade de começar novamente. Assim, a conclusão das respostas se dará somente ao enviar o resultado. Portanto, não deixe de dar a sua contribuição. Ela é extremamente importante. Dependemos das suas respostas para que o estudo seja concluído de forma completa.

PASSO A PASSO

1° passo: Acesse o site do sindicato – www.sindipetromg.org.br

2º passo: Clique no ícone PESQUISA localizado ao lado direito da tela

3º passo: Insira sua matrícula da Petrobrás;

4° passo: ao clicar em “Buscar Matrícula”, certifique-se que seu nome completo esteja correto;

5° passo: Clique em “ Parte 1 – Clique para abrir o Questionário” e assim as demais Partes (2 e 3);

6° passo: Não esqueça de “Gravar Respostas”.

Caso queira retornar ao questionário a partir de onde gravou suas respostas, elas estarão salvas.

 

RETROSPECTIVA

A pesquisa intitulada “Diagnóstico sobre os impactos psicossociais da atividade laboral na vida do trabalhador petroleiro” é um dos resultados da Ação Civil Pública, ajuizada em 2000, pelo Ministério Público do Trabalho, após denúncias feitas pelo sindicato.

Iniciado em março de 2014, o estudo passou por várias fases, como reuniões entre as partes envolvidas, estudo de campo e entrevistas com os aposentados e trabalhadores da ativa. Agora, chega à reta final, com a aplicação do questionário.

À frente do trabalho estão os professores doutores da PUC Minas,William Castilho e Adriana Penzim, que atendendo ao convite do Sindipetro/MG e tendo o aval do Ministério Público do Trabalho por meio do seu procurador, Dr. Antônio Carlos, assumiram com muito interesse desenvolver este projeto. A equipe de pesquisa conta também com cinco estagiárias do curso de Psicologia, a médica do trabalho, Drª Luciana Martins e o professor doutor da UFMG, Marco Túlio, que tem especialização nas questões do sono laboral. Acompanhando as pesquisas, contribuindo com informações e representando o Sindipetro/MG, atua o diretor José Maria da Silva.

Sindipetro/MG