Atenção aposentados! Reunião na quarta-feira, 11, às 15h, na sede do Sindipetro/MG Atenção aposentados! Reunião na quarta-feira, 11, às 15h, na sede do Sindipetro/MG

Diversos, Notícias | 6 de março de 2015

Companheiros e companheiras,  

Muitos aposentados da Petrobrás trabalharam por algum tempo sob o governo FHC. Era  dura a realidade de trabalhar numa empresa sucateada e desmoralizada pela administração do PSDB. Vimos reduzir drasticamente o número de trabalhadores e o aumento no número de acidentes. Acompanhamos as unidades operando além dos limites programados, já que as paradas de manutenção eram reduzidas. Alguns tiveram de socorrer companheiros feridos ou mortos, em acidentes cada vez mais numerosos e fatais. O petroleiro que tinha orgulho de trabalhar na empresa foi tratado com descaso e pressionado a sair da Petrobrás.      

O Fundo de Pensão Petros foi fechado e anunciada a sua extinção. Todos tiveram que migrar para o Plano Petrobrás Vida (PPV), que era muito pior que o antigo Plano Petros. Todos devem se lembrar do terrorismo feito pela administração à época para forçar a saída dos petroleiros, ativa, pensionistas e aposentados do nosso Fundo de Pensão. Foram anos em que a categoria petroleira teve que tirar na própria carne para defender a empresa.      

Estamos relembrando estes fatos que marcaram as nossas vidas nos anos 90, porque as ameaças contra a Petrobrás voltaram com força neste início de 2015. Aproveitando as denúncias de corrupção na estatal, a oposição, comandada pelo PSDB e a imprensa, estão vindo com carga total para entregar a Petrobrás às multinacionais.

Queremos que os corruptos e corruptores sejam julgados e tenham as devidas punições. Queremos, ainda, que seja devolvido todo o dinheiro que foi roubado da empresa. Mas não queremos que a Petrobrás seja privatizada. Não queremos a volta do terror dos anos FHC.     

A categoria avançou muito em suas conquistas nos últimos anos. O Fundo de Pensão Petros foi fortalecido e conquistamos o Benefício Farmácia, que é  um marco em nosso acordo coletivo. Privatização significa perda de conquistas e destruição do nosso fundo de pensão. Sendo assim, o Sindipetro/MG convoca todos os aposentados para uma reunião na próxima quarta-feira, dia 11, às 15h, na sede do sindicato. Vamos todos entrar todos na luta em defesa da Petrobrás.  Vamos às ruas mostrar ao povo brasileiro que para combater a corrupção não é preciso entregar nossas riquezas petrolíferas ao capital estrangeiro.    

Na sexta-feira, 13, acontecerá um ato nacional em defesa da Petrobrás, da Reforma Política com Plebiscito Constituinte e contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que limitam os direitos da classe trabalhadora. Vamos às ruas mostrar ao povo brasileiro que para combater a corrupção não é preciso entregar nossas riquezas ao capital estrangeiro. Todos à luta!

Sindipetro/MG