Regramento conquistado pela FUP garante pagamento da Participação nos Resultados dia 10 de junho Regramento conquistado pela FUP garante pagamento da Participação nos Resultados dia 10 de junho

Diversos, Notícias | 3 de junho de 2015

No ano passado, ao assinar o regramento da PLR, a FUP foi atacada pelos sindicatos dissidentes, que afirmavam que o acordo seria prejudicial para a classe trabalhadora. Por eles, o acordo não teria sido assinado. Mas contrário do que eles pregavam, a categoria petroleira entendeu que o acordo proposto pela federação garantiria a participação nos resultados, mesmo na ausência de lucro. Foi por isso que o acordo foi assinado, após ser referendado em assembleias com mais de 75% de aprovação.

Agora, um ano depois, nós vemos quem estava certo e quem estava errado. Apesar de atingir todas as metas, a Petrobrás não apresentou lucro. Mas graças ao regramento, a categoria petroleira receberá sua PR no dia 10 de junho. O valor a ser recebido pode ser consultado através do simulador disponibilizado no site da empresa.

Ao contrário dos petroleiros, os acionistas não receberão os dividendos. Isso porque, os resultados alcançados foram frutos, únicos e exclusivos, dos trabalhadores. O regramento consolidou esse direito. Aos sindicatos dissidentes, cabe fazer a autocrítica, para ver se eles realmente escutam os trabalhadores ou agem na emoção, sem medir as consequências, como adolescentes rebeldes.

Sindipetro/MG