Mais uma tragédia anunciada: dois trabalhadores morrem por falta de segurança no TABR Mais uma tragédia anunciada: dois trabalhadores morrem por falta de segurança no TABR

Diversos, Notícias | 9 de julho de 2015

Dois trabalhadores da Empresa Espiral, que faziam a manutenção do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), morreram em um acidente causado pela negligência e falta de segurança, na tarde desta terça-feira, 7. Os profissionais estavam realizando a montagem de um andaime na ponta leste do píer, sobre o mar, para fazer a manutenção na instalação oceanográfica do terminal.

O concreto cedeu e o andaime, que não estava ancorado, foi para dentro da água, levando junto os trabalhadores, que estavam presos à estrutura pelo cinto de segurança. No entanto, a Permissão de Trabalho (PT) havia recomendado que os funcionários ficassem apenas de colete, sem se amarrar pelo cinto no andaime. Ambos foram resgatados já sem vida pelos próprios colegas de trabalho, pois uma hora após o acidente, ainda não havia chegado qualquer tipo de socorro.

Infelizmente essa foi uma tragédia anunciada, por falha de gestão, pois o TABR não tem nenhuma estrutura de resgate. Não foi pensada uma estrutura para trabalhar sobre o mar e não há nenhum resgatista perto. Se não fosse um funcionário da Transpetro, os trabalhadores estariam no mar até agora.

Paralisação

O Sindipetro-ES vem cobrando a Transpetro, há mais de um ano, uma ambulância no local. Não podemos permitir que mais trabalhadores se submetam a serviços que não tenham passado por uma análise de risco e exigimos que haja o mínimo de estrutura de segurança e socorro no local. Por isso, o sindicato vai realizar uma paralisação amanhã de manhã no TABR.

Sindipetro/ES