Petroleiros voltam a pressionar parlamentares para barrar o PLS 131 Petroleiros voltam a pressionar parlamentares para barrar o PLS 131

Diversos, Notícias | 5 de agosto de 2015

A FUP e seus sindicatos voltaram a se manifestar nesta terça-feira, 4, no aeroporto de Brasília, quando os parlamentares retornaram do recesso para as atividades no Congresso Nacional. Vestidos com uniformes da Petrobrás, cerca de cem petroleiros recepcionaram os senadores com palavras de ordem contra a entrega do pré-sal.

Faixas e cartazes davam o tom da manifestação, exigindo dos parlamentares que barrem o Projeto de Lei 131, de autoria do senador José Serra (PSDB/SP), que visa retirar da Petrobrás a prerrogativa de operadora única do pré-sal e acabar com a obrigatoriedade legal da empresa participar em pelo menos 30% das áreas exploratórias.

“Ô senador, não entrega não. Quero o pré-sal pra saúde e educação”, repetiam os petroleiros cada vez que um parlamentar passava pelo portão de desembarque do aeroporto de Brasília. “Não, não, não à privatização”, emendavam os trabalhadores, contagiando as pessoas que circulavam pelo saguão e se solidarizavam com a causa da categoria.

Alguns senadores se irritaram com a manifestação e buscaram saídas alternativas para evitar passar pelo saguão onde os petroleiros protestavam. Um dos mais exaltados foi o senador Aloysio Nunes (PSDB/SP), que reagiu com xingamentos às palavras de ordem dos petroleiros. Desde junho, a FUP vem se mobilizando para impedir que o projeto seja votado. A reação da categoria derrubou o regime de urgência em que se encontrava o PLS 131 fez os senadores encaminharem o projeto para uma Comissão Especial, que terá 45 dias para debater a proposta de Serra.

Senado adia instalação da Comissão Especial

A Comissão Especial que discutirá o Projeto de Lei 131, do senador José Serra (PSDB/SP), não foi instalada nesta terça-feira, 04, como estava previsto. Segundo informou a Agência Senado, dos 27 parlamentares indicados para compor a Comissão, apenas quatro registraram presença no painel da Casa. Nem mesmo o senador José Serra, autor do projeto, compareceu. Uma nova reunião para discutir a instalação da Comissão foi agendada para esta quarta-feira, 05.

Pressão continua

Ao longo desta semana, os petroleiros permanecem em Brasília reunidos no Conselho Deliberativo da FUP, debatendo estratégias de luta no enfrentamento ao PLS 131 e novas mobilizações para barrar a venda de ativos e os desinvestimentos em curso na Petrobrás. Para se contrapor ao processo de desmantelamento em curso na Petrobrás, a FUP e seus sindicatos realizaram uma greve de 24 horas no último dia 24 e agora debatem os próximos passos na luta em defesa da estatal, bem como os rumos da campanha reivindicatória.

FUP