Conselho de Administração da Petrobrás aprova venda de 25% da BR Distribuidora Conselho de Administração da Petrobrás aprova venda de 25% da BR Distribuidora

Diversos, Notícias | 19 de agosto de 2015

O Conselho de Administração da Petrobrás aprovou a venda de 25% da BR Distribuidora, unidade de distribuição combustíveis da estatal. O anúncio foi feito na noite da última segunda-feira, 17, apesar de a reunião ter acontecido no dia 6 de agosto.

Oito dos dez conselheiros disseram ‘sim’ à proposta. Contraponto aos interesses da empresa, o nosso representante no conselho, Deyvid Bacelar, votou contra. Para ele,  este não é o melhor momento para a venda, porque o mercado está em baixa. Deyvid também defende que a  BR Distribuidora pode dar retornos melhores à Petrobrás se o conselho melhorar a governança ou buscar parcerias em vez de abrir o capital da empresa.O presidente do conselho, Murilo Ferreira, também votou contra. Ele defendeu que a BR precisa de um novo Plano de Negócios para depois pensar na venda.

Pela decisão do conselho, a BR Distribuidora pode se tornar uma empresa de capital aberto, ter ações e essas ações serem vendidas. Entretanto, a Petrobrás ainda não decidiu quando nem como vai fazer o negócio. De acordo com o Plano de Gestão e Negócios 2015-2019, o objetivo é vender  U$ 57,7 bilhões em ativos e reduzir U$ 76 bilhões em investimentos e despesas.

Recentemente, a BR Distribuidora  foi avaliada em cerca de U$10 bilhões por analistas da UBS Securities.

Sindipetro/MG com informações da Reuters