É chegada a hora! Vamos ocupar as ruas de BH nesta quinta-feira, 20 É chegada a hora! Vamos ocupar as ruas de BH nesta quinta-feira, 20

Diversos, Notícias | 19 de agosto de 2015

A conjuntura grita: é hora de protestar! Há meses temos visto os ataques diários da oposição aliada à grande imprensa contra a empresa que nós pertencemos. Insistentemente, pregam o fim da Petrobrás diante das denúncias de corrupção. Mas nós sabemos que a empresa é o símbolo da soberania brasileira e, por isso, a nossa luta para mantê-la sob o comando do Estado tem que ser até o fim. Para isso, o engajamento na luta de TODOS os trabalhadores do Sistema Petrobrás, independentemente da cor do crachá, é de extrema importância para avançarmos.

Estamos vivendo uma fase crucial, onde o nosso destino está sendo colocado em xeque. A atual gestão quer a todo custo liquidar o patrimônio da empresa e, inclusive, cortar as nossas conquistas. De forma sutil, mudanças vêm ocorrendo, e tem petroleiro que ainda não acordou para realidade. Acham que pelo fato de serem concursados, o emprego está garantido. Porém, TODOS vão sofrer prejuízos, com o Plano de Gestão e Negócios sendo colocado em prática. O Conselho de Administração está agindo rápido. Prova disso, foi a aprovação da venda de 25% da BR Distribuidora. Vale ressaltar que o nosso representante, Deyvid Bacelar, votou contra.

Outra ameaça que tem causado preocupação é o Projeto de Lei 131, do senador tucano José Serra, que quer entregar o pré-sal às multinacionais, tirando da Petrobrás a condição de operadora única. Até o momento, conseguimos barrar a sua aprovação. Além disso, o ministro do STF, Edson Fachin, concedeu duas extensões em medida cautelar de Habeas Corpus para garantir o acesso dos petroleiros ao Senado Federal para acompanhar as discussões e votações sobre o projeto. Mas sabemos que a “briga é de cachorro grande”.

Também temos visto o discurso de ódio somado à intolerância política contaminar parte da população. É raro alguém não ser atacado porque é a favor do atual governo. O nosso papel é defender melhorias para a classe trabalhadora e criticar decisões que possam comprometer as nossas conquistas. A presidente Dilma Rousseff foi eleita democraticamente e, em defesa da sua permanência, nós vamos lutar.

Portanto, o Sindipetro/MG convoca a categoria petroleira a ocupar as ruas de Belo Horizonte juntamente com os movimentos sociais e sindicais. Vamos fazer um grande ato e, mais uma vez, uniformizados, para mostrar a nossa resistência frente aos ataques, em defesa do nosso emprego e da soberania do Brasil. Quinta-feira, dia 20, será mais um dia de luta.

Sindipetro/MG