21° Grito dos Excluídos tem como tema “Vida em primeiro lugar” 21° Grito dos Excluídos tem como tema “Vida em primeiro lugar”

Diversos, Notícias | 4 de setembro de 2015

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), sindicatos CUTistas, pastorais, movimentos sociais e entidades participam do 21º Grito dos Excluídos, dia 7 de setembro. Este ano, o evento traz novamente o tema “Vida em primeiro lugar”  e abordará o lema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”.  A concentração começa às 9 horas, na Praça Raul Soares, Região Central de Belo Horizonte. Às 10h30, acontece a caminhada rumo à Avenida Afonso Pena. A CUT/MG e  o Sindieletro-MG são responsáveis pelo tema “Trabalho – Terceirização (PLS 300)”, protesto contra o projeto em tramitação no Senado, que  permite a contratação de terceirizados em todas as atividades, inclusive na  fim, a principal da empresa, que poderá funcionar sem nenhum contratado direto e fragilizará a organização e a representação sindical.

Na programação do 21° Grito dos Excluídos haverá caminhada, apresentações culturais e artísticas (dança, capoeira, apresentações musicais e teatro). A organização pretende debater situações atuais do contexto brasileiro, refletindo sobre a conjuntura nacional e a Campanha da Fraternidade 2015 que trata da relação Igreja e sociedade.

Programação:

9 horas – Concentração na Praça Raul Soares (Centro de Belo Horizonte)

10h30 – Caminhada para a Avenida Afonso Pena

Grito dos Excluídos

Um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, que tem como objetivo chamar a atenção para as condições sociais no Brasil. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular para os próprios excluídos e os movimentos e entidades que os defendem.

ROTEIRO DA MARCHA DO DIA 7 DE SETEMBRO:

Concentração: 

Praça Raul Soares

Tema: Juventudes – Redução da Maioridade Penal e Extermínio da Juventude

Responsável: Pastoral da Juventude e Levante Popular da Juventude

Rua Santa Catarina

Tema: Reforma Política

Responsável: Instituto Santo Tomás de Aquino

Rua Goitacases

Tema: Democratização da Mídia

Responsável: Capuchinhos

Rua Curitiba

Tema: Trabalho – Terceirização (PLS 300)

Responsável:  CUT / Sindieletro

Rua São Paulo

Tema: Gênero

Responsável: Fórum Político Interreligioso

Praça Sete

Todos os Gritos – Mística

Av. Afonso Pena/PBH

Tema:  Moradia

Responsável: Ocupação Isidora e CMP / Padre Piggi

CUT/MG