12º CONCUT: Acompanhe em tempo real 12º CONCUT: Acompanhe em tempo real

Diversos, Notícias | 13 de outubro de 2015

Começou, nesta terça-feira (13) o 12º Congresso Nacional da CUT, que definirá a nova Executiva Nacional e apontará a linha política a ser seguida pela Central nos próximos quatro anos. Acompanhe, online, tudo que está acontecendo no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte de São Paulo. 

Você também pode acompanhar a transmissão ao vivo em nosso portal  E para mais informações do 12º CONCUT, como programação, mapa do local e publicações, baixe nosso aplicativo.  

13/10/2015

12h58: Hora do almoço
Pausa para alimentação e debates internos na CUT, durante a tarde. A abertura política do Congresso está marcada para 20h, com a presença de Dilma, Lula e Mujica.
 


12h51: Luta global dos trabalhadores
“Seminário internacional”, que abriu o 12º CONCUT, contou com participação de dirigentes da CSI, CSA e UGTT, único sindicato a vencer um Prêmio Nobel da Paz por sua atuação na Tunísia. Confira reportagem completasobre o encontro. 
 


12h04: Bastidores

(Fotos: Dino Santos - creche - e Marcelo Hailer)(Fotos: Dino Santos – creche – e Marcelo Hailer)

Para permitir que trabalhadores e trabalhadoras com filhos participem do Congresso, CUT disponibiliza creche. Mural de recados também conecta congressistas. Abaixo, africanas participam do 12º CONCUT.

(Foto: Lidyane Ponciano)(Foto: Lidyane Ponciano)
 


11h30: Dilma no 12º CONCUT

(Foto: Roberto Parizotti)(Foto: Roberto Parizotti)

Presidenta confirma presença na abertura política do 12º CONCUT, que acontece hoje (13), por volta das 20h. 


10h48: Prêmio Nobel da Paz defende militantismo

(Foto: Marcelo Hailer)(Foto: Marcelo Hailer)

Kacem Afia, dirigente da UGTT, primeiro sindicato da história a receber o Prêmio Nobel da Paz por integrar um grupo de diálogo na Tunísia pela retomada da democracia após a Primavera Árabe, defendeu o militantismo contra a desigualdade, a burocracia e a corrupção.
 


10h36: Corporações são o alvo
“As corporações são os nosso principais inimigos hoje. Temos que organizar os trabalhadores para expor a situação dessas corporações”, diz secretária-geral da CSI (Confederação Sindical Internacional), Sharan Burrow.


10h30: Seminário Internacional do 12º CONCUT
Professor da Universidade Livre de Berlim, Michael Flitcher aponta que corporações ivestem em regimes autoritários e atuam contra sindicatos, direitos trabalhistas e contra a economia, ao remeter lucros para os paraísos fiscais. Para ele, saída é união global dos trabalhadores contra as multnacionais.


10h15: Emir Sader também ligado no Concut


10h02: Articulação contra a democracia

(Foto: Roberto Parizotti)(Foto: Roberto Parizotti)

Na abertura, presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, aponta que maior delegação internacional da história da Central, com 200 representantes de 60 países, demonstra importãncia também fora do país. “Classe trabalhadora nasceu para ser protagonista e não só no Brasil”, apontou o dirigente, que observa uma articulação internacional da burguesia para derrotar as conquistas dos trabalhadores. 


09h56: Começa seminário internacional 
Atividade conta com representantes da CSI (Confederação Sindical Internacional) e da CSA (Confederação Sindical das Américas).


09h25: Acompanhe também pelo Twitter da CUT

12º CONCUT: Acompanhe minuto a minuto – Saiba mais http://t.co/qJVLM5w8AD


08h50: Chegada das delegações
As delegações começam a chegar para o Concut. Na foto, os trabalhadores e as trabalhadoras de Santa Catarina, um dos primeiros grupos a se credenciar.

(Foto: Roberto Parizotti)(Foto: Roberto Parizotti)


08h30: PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia do 12º CONCUT, teremos o Seminário Internacional e a abertura política do Congresso. Acompanhe abaixo a programação completa desta terça-feira:

09h: Seminário Internacional 
13h: Lançamento da Jornada Anti-Imperialista e 10 de derrota a Alca 
20h: Abertura política – Ato em Defesa da Democracia e por direitos, com a participação dos ex-presidentes José Pepe Mujica e Luiz Inácio Lula da Silva.