GT da Pauta pelo Brasil teve sua terceira reunião GT da Pauta pelo Brasil teve sua terceira reunião

Diversos, Notícias | 19 de janeiro de 2016

O Grupo de Trabalho paritário da Pauta pelo Brasil, conquistado na greve realizada pela categoria em novembro de 2015, teve a sua terceira reunião com a Petrobrás na quinta-feira, 14. O GT foi instalado no dia 17 de dezembro, na sede da companhia no Rio de Janeiro e, desde então, teve duas reuniões.

A segunda reunião ocorreu no dia 07 de janeiro, quando foram iniciadas as apresentações dos estudos do GT. Na ocasião, a UFRJ, apresentou o trabalho realizado pelo professor Marcelo Colomer, do Grupo de Economia da Energia/UFRJ,sobre os impactos dos investimentos da Petrobrás na economia e na geração de empregos no país. A Petrobrás também apresentou seu estudo sobre o tema. Segundo a apresentação feita pela empresa e, na avaliação da FUP, para cada R$1 bilhão de investimentos realizados pela Petrobrás, pode-se gerar outros R$860 milhões de renda, crescendo o PIB nacional, assim como a geração de cerca de 19.300 empregos.

No debate desta quinta, a FUP apresentou um histórico sobre o protagonismo da luta dos petroleiros pela valorização do trabalho e o desenvolvimento nacional, o contraste entre os modelos estratégicos de atuação do Sistema Petrobrás antes e após o ano de 2003.

A FUP citou os problemas enfrentados pela Petrobrás nos últimos dois anos e discorreu sobre a dívida da companhia. Os representantes da FUP no GT ressaltaram que o atual momento exige a busca de saídas para resolver os problemas de curto prazo, sem abrir mão dos projetos de prazos mais longos, tendo como premissa a manutenção das atividades produtivas e as relações com os diversos públicos de interesse da Companhia (trabalhadores, fornecedores, Política de Conteúdo Nacional, consumidores e acionistas).

A quarta reunião do GT será no dia 28, também no Rio de Janeiro. Nesta data, a Petrobrás apresentará os motivos que levaram a revisão do PNG 2015/2019 e também será a exposto o estudo elaborado pelo Ministério da Fazenda, que é um dos trabalhos da base do GT.

Através do Grupo de Trabalho, os trabalhadores indicarão propostas para influenciar a construção do PNG 2016-2020. As propostas elencadas na Pauta pelo Brasil para garantir a retomada dos investimentos, a geração de empregos e o resgate do papel desenvolvimentista da Petrobrás são os principais eixos dos debates. Ao final, será gerado um relatório que será encaminhado à diretoria da Petrobrás e ao Conselho de Administração, através do conselheiro Deyvid Bacelar.

Acesse a apresentação da FUP e as atas das reuniões:

http://fup.org.br/campanhas/campanha-dos-petroleiros-2015-defender-a-petrobras-e-defender-o-brasil

http://www.fup.org.br/images/downloads/ata-gt-pauta-pelo-brasil-01.pdfhttp://www.fup.org.br/images/downloads/ata-gt-pauta-pelo-brasil-02.pdf

http://www.fup.org.br/images/downloads/ata-gt-pauta-pelo-brasil-03.pdf

http://www.fup.org.br/images/downloads/ata-gt-pauta-pelo-brasil-04.pdf

FUP

GT da Pauta pelo Brasil teve sua terceira reunião