Abertura do 5º Encontro Nacional dos Blogueiros e Ativistas Digitais terá a presença da presidenta Dilma Rousseff Abertura do 5º Encontro Nacional dos Blogueiros e Ativistas Digitais terá a presença da presidenta Dilma Rousseff

Diversos, Notícias | 20 de maio de 2016

Começa nesta sexta-feira (20), em Belo Horizonte, a quinta edição do Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais. Com o tema #MenosÓdioMaisDemocracia, o #5BlogProg reunirá jornalistas, blogueiros e ativistas de todo o país para discutir a defesa da democracia e a luta contra o golpismo midiático. O evento ocorre no Othon Palace Hotel (Av. Afonso Pena, 1050) e vai até domingo (22), com transmissão ao vivo pela TVT, a ser reproduzida pelo Barão de Itararé. 

Estão previstas as presenças da presidente eleita Dilma Rousseff. do ex-presidente Lula, do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner.

Os petroleiros estarão representados pela FUP, pelo Sindipetro-NF e pelo Sindipetro-MG.  

Os participantes realizarão rodas de conversas para trocas de experiências, com Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Rodrigo Vianna, Paulo Moreira Leite, Cynara Menezes, Hildegard Angel, Renato Rovai, Eduardo Guimarães,  Paulo Nogueira, Conceição Oliveira, Maria Ines Nassif, Fernando Brito, Miguel do Rosário, Leandro Fortes, Tereza Cruvinel, Marcos Weissemer, Elaine Tavares, Tarso Cabral Violin, entre outros blogueiros e ativistas digitais do Paraná, do Brasil e do mundo.

Temer quer censurar o evento

Blogueiros de esquerda organizam encontros nacionais e regionais desde 2010, tendo como articulador o Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, presidido pelo jornalista Altamiro Borges. A cada edição do Encontro Nacional de Blogueiros, a entidade busca patrocínios de empresas privadas, sindicatos, movimentos sociais e também de empresas estatais como a Caixa. A FUP é uma das entidades que sempre apoiou e participou dos encontros.

Na quinta-feira (19), porém, o governo golpista de Michel Temer ameaçou suspender o patrocínio da Caixa Econômica Federal, que fora autorizado pelo governo Dilma em março e totalizou R$ 100 mil, segundo publicação no “Diário Oficial da União”.

Inicialmente, Temer havia mandado suspender o aporte de recursos. No início da noite, contudo, Temer foi informado de que a Caixa poderá ser processada por descumprir contrato firmado com o movimento de blogueiros e, com isso, a gestão peemedebista recuou da suspensão imediata dos recursos, mas ameaçou não desembolsar o dinheiro caso o evento seja “politizado”, o que, segundo o governo golpista, contraria as regras de patrocínio da empresa estatal.

“Temer está usando o governo federal para fazer perseguições políticas. Os fascistas que querem tirar direitos civis dos adversários políticos aplaudirão a medida ilegal de Temer, mas não sabem quanto ela tem de antidemocrática e ditatorial mesmo”, revela Eduardo Guimarães, em seu Blog da Cidadania. “Será que Temer vai suspender financiamentos ao Instituto Millenium, entidade em que sua ex-presidente Judith Brito conclamou a dita “grande imprensa” a fazer oposição aos governos do PT? Se for cumprida a nova política de vetar patrocínios a eventos que tenham viés político, estabelecer-se-á uma nova forma de censura no Brasil”, denuncia o blogueiro.

Programação do #5BlogProg

SEXTA-FEIRA 

18h – Abertura e apresentação da dinâmica do evento

19h – Ato político em defesa da democracia e contra o golpismo midiático

SÁBADO

9h – Debate: As forças políticas e a democratização da comunicação

14h – Rodas de conversa e troca de experiências sobre a blogosfera e o ativismo digital

17h – Debate: O crime de Mariana e o papel da mídia

19h – Reunião dos estados

21h – Atividade cultural

DOMINGO

9h – Aprovação da Carta de Belo Horizonte e eleição da Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

13h – Encerramento do #5BlogProg

FUP