Análise de conjuntura e propostas para pauta de reivindicações abrem atividades no primeiro dia do congresso Análise de conjuntura e propostas para pauta de reivindicações abrem atividades no primeiro dia do congresso

Diversos, Notícias | 2 de junho de 2016

Reunida na sede do Sindipetro-MG, a categoria petroleira participou do debate sobre a conjuntura política e econômica do país, na noite dessa quarta-feira, dia 1. Antes de iniciar as discussões, foi feita a leitura e, em seguida, colocada em votação o Regimento Interno e a Mesa Diretora, que nortearão os trabalhos durante os dois dias.


Mateus Vaz Melo, coordenador estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e  Aldemir Caetano,  diretor da CTB, FUP e Sindipetro-AM, foram os convidados que deram o tom das análises. Ambos foram enfáticos ao ressaltar que a crise no capitalismo mundial tem provocado a avalanche de golpes em países democráticos.  

Para o coordenador do MAB, a Operação Lava Jato é a materialização do processo do golpe no Brasil. “As investigações sempre tiveram o foco em perseguir e criminalizar o PT e a esquerda brasileira. A mídia vem dando o ritmo por onde deve seguir.” Para ele,  eleições neste momento viriam para deslegitimar o processo democrático e ainda destacou a necessidade de a esquerda se reorganizar. “No último período a politização está sendo grande. Isso é bom. Temos que potencializar. O povo se movimenta não só pela barriga, mas pela cabeça, por ideologia.”

Aldemir Caetano ressaltou que a onda de ataques vem para destruir os projetos que visam dar autossustentação ao povo. “A crise é muito idêntica. Usam a mídia, a ditadura da toga, a insatisfação popular e a corrupção. Muda-se apenas o idioma.” Para ele, é imprescindível realizar manifestações e mostrar para o mundo que vem ocorrendo no Brasil. “O que está em jogo não é um governo. É algo maior. É a democracia que nós conquistamos. E para acabar com ela, é só com golpe. O programa de Temer jamais ganharia eleição. ” Concluiu ao destacar que a Petrobrás, ainda com os problemas enfrentados, é ainda a indutora do desenvolvimento, e isso pelo fato de ser estatal. “Se privatizar, adeus saúde, educação.”

Pauta de Reivindicações

A FUP apresentou  oito cláusulas econômicas, que foram debatidas. As propostas tiradas no congresso estadual serão encaminhadas para apreciação na IV Plenafup. Sendo aprovadas, serão encaminhadas para a mesa de negociações. 

As atividades continuam nesta quinta-feira, 2, a partir das 17h30. Haverá análise de conjuntura com o economista e ex-sindicalista, José Prata, aprovação de teses e moções, além da eleição dos delegados para a VI Plenafup, que acontecerá em Campos dos Goitacazes (RJ), entre os dias 6 e 10 de julho.

Sindipetro/MG