“Ninguém ganha eleição com o programa Uma ponte para o Futuro”, afirma economista em análise no congresso dos petroleiros de MG “Ninguém ganha eleição com o programa Uma ponte para o Futuro”, afirma economista em análise no congresso dos petroleiros de MG

Diversos, Notícias | 3 de junho de 2016

Análise de conjuntura pautou o segundo dia de atividades do 30º Congresso Estadual do Petroleiros de Minas Gerais, nessa quinta-feira, 2,  com a presença do economista e ex-sindicalista, José Prata. A partir dos estudos do cientista político, Wanderley Guilherme, Prata discorreu sobre vários aspectos que têm caracterizado o cenário político e econômico no Brasil.


Para ele, há fatores positivos que devem ser levados em consideração, como a consolidação de uma frente progressista e a hipocrisia em torno do combate à corrupção. Além disso, destacou que o programa defendido por Temer irá causar um estrago enorme: “Ninguém ganha eleição com o programa ‘Uma ponte para o Futuro’. O PMDB tem horror das urnas. Soma três governos não eleitos.”

O economista foi enfático ao dizer que a classe C não aderiu às manifestações pró-impeachment por não se sentir representada. Mas alimenta ódio pelo que deixou de avançar. Sobre o presidente ilegítimo, ressaltou que Temer sofre um isolamento internacional, e onde quer que ele for após a consolidação do golpe, sofrerá escracho. Além disso, se diz simpático às novas eleições. “Dilma volta e chama eleições, pois a direita não quer simplesmente tirá-la. Ela quer aniquilar os avanços sociais”. E apontou como desafio para a esquerda uma reestruturação profunda. ” Reforma política não filtra caráter de ninguém. A corrupção é filha da desigualdade. É preciso uma visão igualitária para mudar a cultura social.”

O diretor da CTB, FUP e Sindipetro-AM,  Aldemir Caetano, assim como no primeiro dia, contribuiu com a análise em discussão.

DELEGAÇÃO PARA A IV PLENAFUP

Após o debate, os participantes elegeram a delegação que irá representar a categoria petroleira de Minas Gerais na IV Plenafup, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de julho, em Campos dos Goitacazes, no Rio de Janeiro.

Sindipetro/MG