Petroleiros da Regap suspendem greve contra cortes no refino Petroleiros da Regap suspendem greve contra cortes no refino

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 5 de julho de 2017

Após vitórias na Justiça, petroleiros de todo o País suspenderam a greve contra os cortes de efetivo nas refinarias do Sistema Petrobrás. Em Minas Gerais, os trabalhadores da Regap, que estavam realizando cortes em todo o turno de zero hora, interromperam o movimento nesta quarta-feira (5).

A categoria mineira estava em greve desde a última sexta-feira (30/06) em solidariedade às demais refinarias, onde a Petrobrás já havia implantado a redução do efetivo. Conforme decidido pelos petroleiros em rodadas de conversa promovidas pelo Sindipetro/MG, Minas permaneceria em greve enquanto outra refinaria também o fizesse.

No entanto, em virtude da suspensão da greve na RLam nesta quarta-feira, única unidade de refino ainda parada no País juntamente com a Regap, o movimento também foi interrompido em Minas. Na Bahia, a paralisação foi suspensa em razão de uma liminar concedida pela Justiça suspendendo a redução de pessoal na operação da unidade.

Já as demais refinarias saíram da greve ainda na segunda-feira (3), seguindo um indicativo da FUP que orientava a suspensão dos movimentos em todas as bases.

O Sindipetro/MG alerta ainda que a greve contra cortes no refino não foi encerrada, mas suspensa temporariamente. Os movimentos feitos em cada uma das refinarias do País e os resultados obtidos na Justiça estão sendo avaliados em Conselho Deliberativo da FUP, que acontece nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro.

Também nessa reunião estão sendo discutidas estratégias de luta para barrar a retomada do processo de reestruturação que vinha sendo implantado de forma arbitrária e unilateral por parte da Petrobrás.

Agora, o momento é de manter a mobilização e pensar novas estratégias de luta para barrar o desmonte da Petrobrás. E o Sindipetro/MG parabeniza a categoria mineira que, apesar de ainda não ter sofrido cortes, se manteve na luta em solidariedade aos colegas de outras unidades do País.

Petroleiros da Regap suspendem greve contra cortes no refino