Pronta para explodir Pronta para explodir

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 23 de novembro de 2017
bombaMais um incêndio aconteceu na Refinaria de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, na noite do dia 21 de novembro, por volta das 23h. Desta vez, na P-606 B, da U-1260, que bombeia QAV (Querosene de Aviação).
Na ocasião houve vazamento do produto, que pegou fogo. Somente depois de uma hora e meia de ação conjunta dos Técnicos de Operação do DRT (Destilação, Reforma e Tratamento) com os Técnicos de Segurança Industrial, o incêndio foi debelado. A bomba ficou destruída, mas não houve vítima e a unidade está parada.
Este é o segundo incêndio na Reduc em menos de uma semana. No dia 17, devido a parada da U-1790, houve descarte de líquido para o flare, e pegou fogo ao cair e entrar em contato com o mato seco do entorno.
Somente nesta refinaria do Sistema Petrobrás já são 42 acidentes e 51 vítimas este ano. Mas não são apenas os petroleiros de Caxias que estão sofrendo com a redução de efetivo do estudo de O&M (Organização e Método) da Petrobrás. A Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo, teve falha operacional no sistema de ar comprimido, no início do mês, que causou a emissão de gases poluentes na atmosfera, gerando uma multa de 1 milhão para a empresa.
O estudo de Organização de Mentiras, como é chamado pelos trabalhadores, não previu situações de emergências ao reduzir o efetivo. Pelo contrário, durante audiência sobre efetivo realizada na 6a Vara da Justiça do Trabalho, em Caxias, no dia 27/06, o advogado da Petrobrás afirmou que a redução era para que menos trabalhadores morressem, dando a entender que onde morreriam 4, agora morrem apenas dois.
Em julho, mês que foi implementado o estudo, a REDUC estava operando apenas com 40% da sua capacidade. A redução de efetivo e o descaso com a segurança dos trabalhadores fazem parte do desinvestimento do Sistema Petrobrás realizado pelo governo do MiShell Temer, que está sucateando as unidades para entregar ao mercado internacional.
Fonte: FUP