Primeiro turno da eleição para o CA da Petrobrás vai até domingo Primeiro turno da eleição para o CA da Petrobrás vai até domingo

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 31 de janeiro de 2018

danilosilva1001Termina neste domingo (4) o primeiro turno das eleições para a escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração (CA) da Petrobrás. Ao todo, 40 candidatos concorrem ao cargo no Conselho, que tem mandato de dois anos. A FUP e seus sindicatos apoiam a candidatura do petroleiro Danilo Silva – 1001.

A candidatura de Danilo está comprometida em ouvir e levar a voz dos trabalhadores nas reuniões do Conselho Administrativo da empresa, prezando pela defesa dos interesses e direitos da categoria.

Para isso, o candidato propõe fazer uma gestão itinerante, percorrendo uma planta industrial e um escritório da Petrobrás a cada mês para ouvir o que trabalhadores têm a dizer.

“Será uma oportunidade de diálogo olho no olho com os trabalhadores em seus locais de trabalho. Montaremos e divulgaremos o calendário de viagens logo após a posse”, afirmou Danilo.

Além disso, ele aposta na união da categoria para o fortalecimento da mesma. “Iremos buscar apoio e diálogo permanente com todas as entidades que representam nossa força de trabalho, sindipetros, FUP, AEPET, FNP e outras próximas aos trabalhadores e à Petrobrás. Esse mandato será marcado pela construção coletiva e diálogo permanente, independentemente de preferências pessoais ou políticas”, completou.

A eleição em segundo turno acontecerá entre 3 e 11 de março. Apenas trabalhadores da ativa participam do processo eleitoral e o Sindipetro/MG reforça a importância da votação para garantirmos uma representação comprometida com os interesses da classe trabalhadora.

Propostas de Danilo Silva para Conselho Administrativo da Petrobrás

  • Dar voz aos trabalhadores perante o CA da Petrobrás
    Danilo propõe transformar o assento dos trabalhadores no CA da empresa em um canal permanente de participação de todos nas decisões da companhia. Isso será feito com um mandato itinerante, visitando uma vez por mês uma planta industrial e um escritório da Petrobrás para ter a oportunidade de diálogo olho no olho com os trabalhadores em seus locais de trabalho. Caso eleito, um calendário de viagens será elaborado logo após a posse.
  • Destinar remuneração para contratar consultorias
    Danilo Silva se compromete a usar a remuneração de conselheiro para custear a organização do mandato e contratar duas assessorias especializadas: uma econômica-financeira e outra jurídica. “As duas consultorias são muito importantes para que o representante dos trabalhadores tenha o melhor suporte e a melhor argumentação para debater – e se contrapor, quando necessário – todos os temas que serão discutidos pelo Conselho.
  • Compromisso com temas trabalhistas e funcionais
    Embora o Estatuto do Conselho impeça o representante dos trabalhadores de votar em questões trabalhistas e salariais, Danilo Silva se compromete a levar aos demais conselheiros as sugestões, reclamações e posições dos trabalhadores da companhia, argumentando com o fundamento necessário para que os demais votem levando em consideração a vontade da maioria. Isso é muito importante: o representante dos trabalhadores pode não votar, mas pode e deve defender o interesse da maioria junto aos demais conselheiros.