Após mobilizações, Parente recua e suspende temporariamente fechamento das Fafen’s Após mobilizações, Parente recua e suspende temporariamente fechamento das Fafen’s

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 29 de março de 2018

27-03-audfafenEm reunião no Congresso Nacional na terça-feira (27), o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, anunciou a suspensão do fechamento das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e de Sergipe. A medida deve durar por pelo menos 120 dias, a contar a partir de 30/06/2018. Durante esse período, um Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes da Petrobrás, da Fieb, da Fies, dos governos estaduais da Bahia e de Sergipe, além de representantes dos trabalhadores, deve buscar alternativas que viabilizem a manutenção das fábricas em operação.

A decisão veio após uma série de atividades sindicais e articulações políticas do Sindipetro Bahia. No sábado (19), foi feita a denúncia no site do sindicato, repercutida pela mídia e pelos meios político e empresarial. Na semana seguinte, foram realizadas duas Audiências Públicas (Camaçari e Dias D’ávila), além de reunião com o Diretor da Petrobrás, Jorge Celestino. Os Governos da Bahia e de Sergipe, juntamente com parlamentares das bancadas no Congresso Nacional, elevaram a pressão contra o fechamento das Fafen’s, o que fez a Petrobrás recuar até novembro.

Durante a reunião, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) entregou requerimento ao presidente da Petrobras com 29 questionamentos sobre o fechamento das unidades. O deputado também incluiu a representação dos trabalhadores, com a participação da Federação Única dos Petroleiros – FUP. Clique aqui e leia o requerimento!

Sindipetro orienta os trabalhadores a não se inscreverem no Mobiliza

A adesão a esse programa fortaleceria o argumento da empresa pelo fechamento das fábricas. A estratégia é mobilizar as pessoas para outras unidades e, assim, desmobilizar as Fafen’s.

Seguiremos na luta por uma Petrobrás nacional, forte e integrada. Assim, cresce nossa responsabilidade por elegermos legítimos representantes do povo e dos interesses nacionais brasileiros nas eleições de outubro.

Fonte: Sindipetro Bahia