21 de abril: Ato Lula Livre em Ouro Preto (MG) 21 de abril: Ato Lula Livre em Ouro Preto (MG)

Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de abril de 2018

No dia 21 de abril, dia de Tiradentes, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizarão um ato em defesa do ex-presidente Lula em Ouro Preto (MG). O ato terá início às 8h30 na praça da Rodoviária da cidade.
Na ocasião, movimentos sociais que integram a articulação “Quem Luta Educa” também farão a distribuição de medalhas a representantes da classe trabalhadora, lideranças sindicais e sociais que se destacaram ao se dedicar às causas coletivas. Serão homenageados a ex-presidenta Dilma Rousseff, Frei Gilberto, Padre Amaro, a Escola de Samba Tuiuti e os militantes feridos pela Polícia Militar em Igarapé. Também participarão do ato a filha do ex-presidente Lula e familiares da vereadora Marielle Franco (PSOL).
A cerimônia ocorre paralelamente à Medalha da Inconfidência, concedida pelo Governo de Minas Gerais e entregue todo ano, no dia 21 de abril, a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Estado. A comenda foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek.
Segundo Beatriz Cerqueira, presidenta estadual da CUT/MG, os mineiros irão aproveitar a data simbólica para relembrar as injustiças históricas que foram cometidas contra lideranças populares. “Estamos convocando para o dia 21 de abril para que nós transformemos esse ato em um ato nacional dizendo que Lula é inocente, e que queremos ele livre”.

Tiradentes

O dia 21 de abril homenageia o inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele lutava pela independência do Brasil e contra o domínio dos portugueses, mas acabou condenado à morte e foi enforcado e esquartejado.