Sindipetro/MG repudia desmonte do refino Sindipetro/MG repudia desmonte do refino

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 19 de abril de 2018

defenderapetrobrasO Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais vem, por meio desta nota, manifestar seu total repúdio ao anúncio de privatização de refinarias da Petrobrás, veiculado pela atual direção da empresa à sua força de trabalho na manhã desta quinta-feira (19). O processo de privatização anunciado prevê a venda de 60% das Refinarias Abreu e Lima (RNEST), Landulpho Alves (RLAM), Alberto Pasqualini (Refap) e Presidente Getúlio Vargas (Repar), além de dutos e terminais ligados a essas unidades.

Depois das famosas “alianças estratégicas” e dos tais “projetos de desinvestimento”, a gestão Parente inovou criando um novo termo para privatização: “reposicionamento estratégico”. Assim como a FUP e seus sindicatos já vêm denunciando, a entrega dos setores relacionados à produção e distribuição de derivados de petróleo ao mercado estrangeiro tem sido preparada por Michel Temer e Pedro Parente desde o golpe de 2016. Em uma ação criminosa para promover o desmonte do refino, a atual direção alterou a política de preços de derivados e reduziu drasticamente a carga processada das refinarias, fazendo a estatal brasileira entregar seu mercado doméstico de combustíveis para as suas concorrentes internacionais.

A venda de refinarias, portanto, é mais uma tragédia anunciada desse golpe que vem assolando nossos direitos, nossa democracia e nossa soberania. O Sindipetro/MG não se calará diante de mais um ataque contra essa empresa, símbolo maior de um projeto popular de desenvolvimento para o nosso país. Orientamos a toda categoria petroleira de Minas Gerais a participar das assembleias e mobilizações a serem convocadas pela diretoria do Sindipetro/MG, de maneira a construirmos uma greve nacional contra a privatização do Sistema Petrobrás.

“Pisa Ligeiro, Pisa Ligeiro! Quem Não Pode com a Formiga, Não Assanha o Formigueiro!”

Diretoria do Sindipetro/MG