Voz da Base: queda na qualidade de treinamentos Voz da Base: queda na qualidade de treinamentos

Diversos, Notícias, Voz da Base, Tribuna Livre | 11 de maio de 2018

O Sindipetro/MG recebeu reclamações acerca da capacitação dada pela Regap aos trabalhadores transferidos de outras unidades. Segundo denúncia de operadores da refinaria, a empresa reduziu drasticamente a qualidade dos treinamentos e o tempo dedicado à formação dos operadores – o que coloca a categoria e operação da unidade em risco.

Além disso, o Sindicato também recebeu informações de que as gerências da refinaria estaria solicitando os petroleiros a realizarem dois ou mais módulos de treinamentos em um único dia. Dessa forma, há casos de operadores que ficam até seis horas realizando treinamentos, deixando a área descoberta e sobrecarregando colegas de trabalho.

Também há relatos de mais de um trabalhador do mesmo setor sendo liberado para a realização de treinamento ao mesmo tempo, elevando ainda mais o risco de acidentes por falta de pessoal.
O Sindipetro/MG vai procurar a gerência para discutir as denúncias e orienta que os operadores a usarem o direito de recusa previsto do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para se negarem a realizar quaisquer atividades que coloquem em risco a sua segurança ou a de colegas. Já aqueles que, porventura, se sintam assediados ou pressionados pela empresa podem entrar em contato com a diretoria do Sindicato para denunciar os casos. A entidade se compromete a não expor individualmente nenhum trabalhador.