17/05: Dia Mundial de Combate à LGBTfobia 17/05: Dia Mundial de Combate à LGBTfobia

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre, Mundo | 18 de maio de 2018

homofobiamataO Dia Mundial de Combate à LGBTfobia é celebrado no dia 17 de maio, data que, no ano de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). A data é um marco na luta por direitos e pela vida da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), luta que se torna mais urgente no Brasil atual, onde o conservadorismo e a intolerância aumentam cada vez mais, resultando em violência contra grupos minoritários.

De acordo com dados levantados pelo Grupo Gay da Bahia, até o dia 10 de abril de 2018 foram registrados 126 crimes violentos contra LGBT’s no Brasil. O relatório desenvolvido pelo Grupo, disponível no site homofobiamata.wordpress.com, apontou o ano de 2017 como o ano com maior número de assassinatos de pessoas LGBT nos últimos 37 anos. A cada 19 horas, um LGBT morre de forma violenta por motivação homotransfóbica no Brasil.

Para a organização, o aumento da violência também é fruto do conservadorismo “que contamina a população com discursos impregnados de ódio, e que a todo custo quer nos aniquilar e calar nossa voz”.

Segundo o Ministério de Direitos Humanos, em 2017 o Disque 100 recebeu 1.720 denúncias de pessoas LGBT. Entre as principais violências sofridas pelas vítimas, estão a violência psicológica (53%), a física (32%) e a institucional (9,7%). O relatório também mostra que os principais motivos de discriminação é a orientação sexual (61%) e a identidade de gênero (15%).
Em Minas Gerais, foram registradas 117 denúncias em 2017, 22% a mais que no ano anterior.

Luta

O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) está realizando diversas atividades em Belo Horizonte para celebrar o 17 de maio. No sábado (19), a semana será encerrada com a V Marcha Metropolitana Contra a LGBTfobia, às 14h, na Praça Sete de Setembro, no centro da capital.

Já a Parada Orgulho LGBT de BH, que também é realizada pelo Cellos-MG, acontecerá no dia 8 de julho, a partir das 11h, na Praça da Estação.