O maior Congresso da nossa história! O maior Congresso da nossa história!

Opinião | 31 de julho de 2018
img_0498

Nos últimos dias 20 e 21 de julho, a sede do Sindipetro/MG abrigou o maior congresso da história da categoria petroleira de Minas Gerais. Com recorde de público e ampla participação da base, foram mais de 120 participantes circulando pela sede do Sindicato em dois dias de palestras e debates. Pelas transmissões via Facebook, alcançamos mais de 10 mil visualizações!

Foto: Mídia Ninja

O 32° Congresso Estadual dos Petroleiros de Minas Gerais se mostrou um importante espaço de formação da nossa categoria, já que se propôs a fazer um diagnóstico coletivo sobre a situação do País e da Petrobrás.

A partir dessa análise da dura realidade que vivemos nos últimos anos, avaliamos nossas últimas mobilizações e discutimos os desafios para a luta da categoria petroleira para o próximo período. Afinal, não basta estudar e entender o que estamos passando, mas também propor ações para o futuro.

Aliás, os debates do Congresso sempre acabavam convergindo para esse tema: o que nos espera pela frente? No final das contas, as eleições de outubro de 2018 são sempre citadas como uma possibilidade de interrupção desse processo de destruição de uma nação, o qual denominamos golpe.

Graças a nossa intensa mobilização nos últimos anos, especialmente após as greves dos caminhoneiros e dos petroleiros de 2018, muito do que já vínhamos discutindo e alertando sobre a privatização da Petrobrás passará a ser pauta do debate eleitoral. Será também nosso dever lutarmos pela eleição de candidatos que estejam comprometidos com nossas bandeiras – não somente como petroleiras e petroleiros, mas como classe trabalhadora. Entretanto, antes disso, o golpe tem deixado uma coisa clara: não teremos sequer eleições livres e democráticas se não houver mobilização do nosso povo.