Sindipetro/MG convoca categoria petroleira de MG para ato em defesa da vida e da segurança dos trabalhadores Sindipetro/MG convoca categoria petroleira de MG para ato em defesa da vida e da segurança dos trabalhadores

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre, Novidades, Política | 23 de agosto de 2018

ato-24-08O Sindipetro/MG convoca toda a categoria petroleira de Minas Gerais para um ato na portaria da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, pela vida e segurança dos trabalhadores nesta sexta-feira (24). Será feito um atraso a partir das 7 horas. Também serão realizados atos nas unidades da Petrobrás em todo o Brasil.

O desmonte do Sistema Petrobrás promovido pela atual gestão da estatal, com aval do governo golpista, tem precarizado as condições de trabalho dos petroleiros e gerado acidentes graves. Somente na Regap, três acidentes foram registrados nas últimas semanas.

No último dia 16, um trabalhador terceirizado ficou ferido durante a parada de manutenção que acontece na Termelétrica Aureliano Chaves, em Ibirité, há quatro semanas. A vítima sofreu um corte na mão e foi socorrida para o setor médico da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim (MG), e depois encaminhada a um hospital. Ele precisou de quatro pontos e teve alta médica no mesmo dia. Já no dia seguinte foi visto na Termelétrica, mas não estava trabalhando, pois o serviço da empresa terceirizada havia sido suspenso.

No dia 6 de agosto, um vazamento de ácido sulfúrico 98% deixou três trabalhadores feridos. O acidente aconteceu quando um operador e dois técnicos de manutenção acompanhavam o teste de uma válvula do sistema de ácido sulfúrico 98% da U-47 e houve o rompimento de uma conexão de um Indicador Local de Pressão (PI) próximo ao local de serviço, emitindo um jato de ácido que os atingiu.

O operador Antenor Pessoa Cavalcante teve 20% do corpo queimado e está internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. Além das queimaduras, ele sofreu uma lesão reversível no olho direito. Os outros dois trabalhadores tiveram apenas ferimentos leves.

Outro acidente aconteceu na Refinaria no mesmo dia: uma Kombi da empreiteira Manserv pegou fogo dentro da Refinaria. O incêndio ocorreu no motor do veículo e foi rapidamente controlado com uso de canhão de água e extintores. Ninguém ficou ferido.

Incêndio na Replan

Um incêndio atingiu a Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo na madrugada de segunda-feira (20). As chamas tiveram início após a explosão do tanque de águas ácidas, que fica no chamado craqueamento, unidade que acabou de passar por manutenção e sofreu uma série de intervenções em seus equipamentos, segundo informações do Sindipetro Unificado de São Paulo. O fogo também atingiu a unidade de destilação da Refinaria, causando o rompimento de várias linhas de tubulações. Houve três explosões e os trabalhadores tiveram de deixar o local.