Novembro Azul: a importância do cuidado com a saúde do homem Novembro Azul: a importância do cuidado com a saúde do homem

Diversos, Notícias, Tribuna Livre, Novidades | 22 de novembro de 2018

novembro-azul“Mais importante que a prevenção ao câncer de próstata é o debate acerca a saúde do homem que a campanha do Novembro Azul traz”. Assim avalia a médica do trabalho da Refinaria Gabriel Passos (Regap), Raquel Linhares Pena.

Segundo ela, a detecção precoce de casos de câncer de próstata é fundamental para o sucesso tratamento. No entanto, as diretrizes acerca da realização dos exames de PSA e de toque retal – principais responsáveis pelo diagnósticos de câncer de próstata – têm mudado nos últimos anos.

“Até alguns anos atrás, era muito bem definida a idade entre 45 e 50 anos para iniciar os pedidos de exame de PSA – que é uma proteína produzida pela próstata e que pode apresentar alteração em caso de câncer. No entanto, ela também se altera em razão de inflamações ou doenças benignas da próstata, o que acaba provocando inúmeros casos de falso positivo para câncer e intervenções cirúrgicas desnecessárias”.

Diante disso, atualmente o Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde, não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata, a menos que o homem apresente algum sintoma ou histórico familiar (homens cujo pai ou irmão tenham tido câncer de próstata antes dos 60 anos).

A orientação, segundo Raquel Pena, é que o homem mantenham sempre um acompanhamento médico e exames em dia e, a partir dos 50 anos, faça uma avaliação com o urologista ou com outro especialista que já o acompanha.

Na consulta, o médico vai avaliar se é ou não o caso de pedir exames. “A avaliação hoje tende a ser mais individualizada, mas, de modo geral, recomenda-se ter atenção com isso a partir dos 50 anos”.

Prevenção

A médica do trabalho da Regap lembrou ainda que a principal forma de prevenir o câncer de próstata, bem como quaisquer outros tipos de câncer, é ter um estilo de vida saudável.

“Então, é manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, uma rotina de atividade física e se manter em um peso dentro do esperado para sua altura”, afirmou.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:

  • Hiperplasia benigna da próstata – aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com mais de 50 anos.
  • Prostatite – uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

*Informações da cartilha “Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso?”, produzida pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca)