32º Congresso do Sindipetro/MG é o maior da história 32º Congresso do Sindipetro/MG é o maior da história

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 21 de dezembro de 2018

img_0498Em 2018, o Sindipetro/MG promoveu o maior congresso da história da categoria petroleira de Minas Gerais. Com recorde de público externo e ampla participação da base, debateu-se a luta e resistência da categoria petroleira contra o desmonte da Petrobrás.
A abertura do 32º Congresso teve a participação do jornalista Paulo Henrique Amorim, que fez uma análise sobre a conjuntura política brasileira após o golpe de 2016 que retirou Dilma Rousseff da Presidência da República e apresentou a relação desse golpe à disputa por petróleo no Brasil e no mundo.

Os desafios da luta travada contra a venda da Petrobrás e a história de resistência da categoria também foram temas de debate do Congresso, especialmente em um contexto em que a estatal já havia iniciado o processo de venda do controle de quatro refinarias localizadas nas regiões Sul e Nordeste (interrompido após liminar do Supremo Tribunal Federal).

Também fêz-se uma retomada do movimento petroleiro na década de 90, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso cortou investimentos na companhia e tentou privatizar a Petrobrás, o que causou vários acidentes e motivou grandes greves. A partir daí, foi feita uma analogia aos dias de hoje – em que a estatal passa por um processo semelhante e que a mobilização da categoria também se mostrou forte a ponto não só de resistir às privatizações, como também de derrubar o ex-presidente Pedro Parente.

Plenafup

Ainda no 32° Estadual dos Petroleiros de Minas Gerais foram eleitos os delegados que participaram do VII Plenária Nacional da FUP, que aconteceu entre 1° e 5 de agosto, no Rio de Janeiro. No evento, a categoria também debateu sobre privatização, condições de trabalho e conheceu a proposta dos representantes dos trabalhadores no Grupo de Trabalho (GT) da Petros para o equacionamento do déficit do Plano Petros 1 (PP-1).