Editorial: Pelo direito de se aposentar com dignidade! Editorial: Pelo direito de se aposentar com dignidade!

Opinião | 25 de janeiro de 2019

O direito à aposentadoria é, sem dúvida, uma das mais sagradas conquistas da classe trabalhadora. Com origem na Alemanha do século XIX, o sistema previdenciário surgiu da necessidade de um pacto social em torno da proteção daqueles que já tanto contribuíram e morriam trabalhando. Infelizmente, as bases desse acordo, baseado na solidariedade entre gerações e setores da sociedade, estão sob risco.

Os capitalistas, aliás, nunca engoliram bem essa história. Se em tempos de bonança já não caía bem a ideia de que as empresas e o Estado contribuíssem para a garantia da proteção aos aposentados, na crise isso parece soar insuportável. Não é a toa que, por diversas partes do mundo, haja uma insistente pressão por reformas previdenciárias, em geral preocupadas em restringir ou eliminar o direito à aposentadoria dos trabalhadores.

Se não está fácil para quem deseja aposentar algum dia, a situação também é difícil para quem já se aposentou. Em um momento da vida que deveria ser de tranquilidade, aposentadas e aposentados sofrem com o aumento do custo de vida e com as incertezas referentes à manutenção de seus benefícios. Portanto, não basta conseguir se aposentar – é preciso que todos possam usufruir desse direito com dignidade!

Assim como na concepção de previdência social, a luta dos trabalhadores em defesa de uma aposentadoria digna também deve se pautar por um pilar essencial: a solidariedade. Aposentados ou não, devemos lutar juntos, entendendo que se trata de uma bandeira intergeracional. Seja contra a Reforma da Previdência, seja contra os ataques ao Plano Petros, seja em defesa de uma AMS digna para todos ou seja contra a privatização da Petrobrás, não há saída que não passe pela unidade de todos nós.

Sindipetro/MG