Greve dos trabalhadores da PBio em Montes Claros continua suspensa Greve dos trabalhadores da PBio em Montes Claros continua suspensa

Diversos, Notícias | 22 de junho de 2021

Os trabalhadores de Montes Claros continuam fazendo a luta em defesa do emprego, da usina e da agricultura familiar. O Sindipetro MG reitera que está no aguardo do resultado da mediação no TST, que deve acontecer na próxima semana. 

“Porém, o conflito em questão, que é a garantia do emprego, transparência no processo e defesa da usina, continua em aberto”, destaca o coordenador do sindicato, Alexandre Finamori. Os trabalhadores da usina deixaram bem claro que não vão desistir, que seguirão na resistência. “Os trabalhadores continuarão na luta, independente do desfecho da greve, que é parte de uma luta maior”, diz Alexandre.

Abono dos dias de greve e contra punições

O Sindipetro MG e o Sindipetro BA protocolaram, na quinta-feira (17), uma proposta para a ministra Delaíde Miranda Arantes, relatora do processo no TST, em relação aos dias de greve. Os sindicatos pedem a devolução imediata dos descontos feitos de 20 de maio a 03 de junho, assim como seus reflexos em relação aos dias de férias. A proposta sugere que a remuneração seja feita em cinco dias após a homologação do acordo.

Pede ainda “a retificação de todos os apontamentos funcionais das trabalhadoras e trabalhadores ocorrido decorrente do exercício do direito de greve” no período, que não seja aplicada punição disciplinar de qualquer espécie e que não haja discriminação de qualquer espécie dos empregados que tenham aderido à greve .

Os sindicatos se comprometem a encerrar a greve, suspensa em 4 de junho, com a manutenção integral dos serviços. As partes pedem, com celebração do acordo, a extinção do dissídio coletivo de greve.

A empresa tem até o fim da semana para responder. Caso haja uma contra-proposta, uma nova audiência poderá ser marcada. Acompanhe os desdobramentos no site e nas redes do Sindipetro MG.