Restante das ações da BR Distribuidora é vendido e Petrobras não é mais sócia Restante das ações da BR Distribuidora é vendido e Petrobras não é mais sócia

Diversos, Notícias | 1 de julho de 2021

A Petrobras aprovou a venda, nesta quarta (30 de junho), do restante das ações que ainda tinha da BR Distribuidora. A participação de 37,5% foi precificada no valor de R$ 26. Em cálculos divulgados pela própria empresa, a estatal deve receber R$ 11,358 bilhões com a venda, que deve se configurar até sexta (2), com liquidação até dia 5. 

“O percentual das ações a ser ofertado pela Petrobras no âmbito da Oferta será de 37,5% do capital social da BR, que corresponde à totalidade da participação atualmente detida pela Petrobras na BR”, diz o comunicado oficial.

“Esta operação visa à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da Petrobras e está alinhada ao seu posicionamento estratégico de sair dos negócios de distribuição e focar seus investimentos em refino de classe mundial e em ativos de produção e exploração em águas profundas e ultra profundas, onde a companhia tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos”, continua o texto.

A conselheira representante dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás, Rosangela Buzanelli, votou contra a venda das ações e postou em suas redes o motivo. “A venda da BR Distribuidora desconsidera o maior acionista da Companhia, que é o Estado e, por consequência, o povo brasileiro. A decisão retira a Petrobrás do sétimo mercado consumidor de derivados do planeta e aprofunda a desintegração e desverticalização da Companhia, o que vai na contramão das políticas adotadas pelas maiores Petroleiras do mundo, incluindo estatais e privadas, entregando a seus concorrentes o que conquistou ao longo dos anos”. Confira na íntegra aqui.

Por que privatizar é um mau negócio 

  • Com a total privatização da subsidiária, a Petrobras abre mão de 7,7 mil postos de combustíveis localizados em praticamente todo o território brasileiro.
  • Desde que a ex-subsidiária começou a ser privatizada, o endividamento do ativo aumentou em 118%.
  • Logo no primeiro ano de privatizações do ativo da Petrobras, 860 trabalhadores próprios da companhia foram demitidos como resultado dos desinvestimentos da estatal. Dentre os que permaneceram na BR Distribuidora, foram registradas denúncias por assédio moral e reduções salariais.
  • Com 50 anos de história, a BR Distribuidora, que já foi a maior empresa do ramo no Brasil, ao ser vendida perde toda a sua integração vertical – considerada sua maior vantagem competitiva, segundo o site Brasil Postos. Um dos benefícios dessa gestão estratégica é a garantia de redução dos custos de produção e comercialização de produtos, tal como melhora na qualidade dos serviços vendidos.

(Informações do  site Petróleo é dos brasileiros)