Petroleiros da Regap recusam tabela de turno apresentada pela empresa Petroleiros da Regap recusam tabela de turno apresentada pela empresa

Notícias | 17 de setembro de 2021

Assembleia realizada dia 13, na Regap

Nesta semana, foram realizadas cinco assembleias na Regap, junto aos grupos, que tinha o objetivo de deliberar sobre a proposta de acordo coletivo apresentada pela Petrobrás para a nova tabela de turno. 

61%  dos trabalhadores votaram por recusar a minuta da empresa, 29% por aprovar e houve também 10% de abstenções.  “A categoria escolheu não aceitar a chantagem da empresa. A Petrobras está claramente usando de má fé para fazer passar seus interesses. Agora vamos buscar garantir que se cumpra o decidido, inclusive conforme decisão do TST”, informa Alexandre Finamori, coordenador do Sindipetro/MG. “A empresa tinha que simplesmente cumprir o acordo, fruto da luta, sem condicionantes. Vamos notificá-la para que garanta o combinado”, completa.

 

“O sindicato segue confiante de que a justiça acate a liminar e que a tabela de 12h, eleita pelos trabalhadores da Regap, seja aplicada. E que a gerência da Petrobrás não se esqueça: a categoria petroleira estará sempre mobilizada em defesa dos seus direitos e dessa vez não será diferente! Vamos seguir vigilantes e qualquer novidade sobre o assunto retornaremos à base para novas discussões”, finaliza Finamori. 

Entenda o caso:

– A negociação de uma nova tabela de turno de revezamento ininterrupto foi iniciada ainda em 2019.

– Após postura intransigente nas negociações e adoção unilateral de uma tabela de turno prejudicial à categoria petroleira (3×2), a categoria se mobilizou em uma de suas maiores greves de sua história, em fevereiro de 2020.

– A greve de 2020 possibilitou acordo no Tribunal Superior de Trabalho (TST), que previa a escolha de novas tabelas de turno pela categoria petroleira, desde que cumprissem as premissas legais sobre jornadas de trabalho. 

– Ainda em 2020, o Sindicato realizou assembleias com a categoria, que escolheu a jornada de trabalho (12 horas) e a tabela de turno a ser aplicada.

– Após a definição da tabela pela base, a empresa encaminhou uma proposta de minuta de acordo coletivo para a implantação da nova tabela de turno, para que efetivamente fosse implantada a proposta mais votada pela categoria. Entretanto, houve divergências entre Empresa e Sindicato nos termos da minuta, que não foram sanadas em negociações realizadas até o momento.

ASSEMBLEIAS ACONTECEM EM IBIRITÉ E JUIZ DE FORA

Na  UTE Ibirité, as assembleias são realizadas quarta, sexta e a última acontece no sábado. Em Juiz de Fora, a assembleia, virtual, acontece na sexta (17).