“Não há incapacidade por parte da Petrobras para garantir o abastecimento de combustíveis ao mercado”, diz coordenador do Sindipetro “Não há incapacidade por parte da Petrobras para garantir o abastecimento de combustíveis ao mercado”, diz coordenador do Sindipetro

Notícias | 27 de outubro de 2021

Depois da nota da Petrobrás sobre a dificuldade em atender a todos os pedidos de fornecimento para novembro, a imprensa tem produzido matérias sobre o suposto risco de desabastecimento. 

Segundo o jornal Hoje em Dia, a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom), entidade ligada ao comércio de combustíveis, emitiu um comunicado informando que a medida tomada pela estatal coloca o país em situação de potencial desabastecimento. Na mesma matéria, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) minimizou o risco de faltar produto nos postos.

Essa situação, somada à paralisação dos tanqueiros na semana passada, aumentou o medo da população, que fez filas nos postos de combustível. 

Decisão política

Para o Sindicato dos Petroleiros de Minas (Sindipetro-MG), não há incapacidade por parte da Petrobrás para garantir o abastecimento de combustíveis ao mercado. “Nosso consumo em todo o país é menor do que tínhamos antes da pandemia. Não estamos produzindo tudo o que poderia produzir nas refinarias. É uma decisão política, não técnica. O Brasil é autossuficiente em extração de petróleo e podemos ser também em derivados. Para isso, seria necessário mudar o foco político da Petrobrás”, destaca Alexandre Finamori, coordenador do Sindipetro/MG.

Leia também: POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS TAMBÉM LEVA A RISCO DE DESABASTECIMENTO, ALERTAM PETROLEIROS