“Somos um país forte e soberano exatamente pela influência muito forte de uma estatal do tamanho da Petrobras” “Somos um país forte e soberano exatamente pela influência muito forte de uma estatal do tamanho da Petrobras”

Opinião, Voz da Base | 5 de novembro de 2021

Rei com Ciência é o canal do petroleiro e professor Reinaldo de Oliveira, que fala sobre PPI, Zema e a PEC 32 nesta entrevista

Professor de física e técnico de operação da Regap, Reinaldo Machado de Oliveira tem um canal no Youtube, onde fala de diversos temas. No dia do servidor público, 28 de outubro, ele falou sobre como o governo de Minas trata os trabalhadores, sobre a questão do ICMS e outros vários assuntos. Aproveitamos para conhecer um pouco mais do Reinaldo e sua visão de mundo. Confira a entrevista.

Reinaldo, fala um pouco de você?

Sou professor de Física e petroleiro. Sou graduado em Engenharia Elétrica pela PUC Minas, em Física pela UFMG e pós graduado em Docência e Gestão do Ensino Superior pela PUC. Trabalho na Regap como técnico de operação desde janeiro de 2004 e leciono desde fevereiro de 1999!

Você fez um vídeo no dia do servidor público, explicando como o governador de Minas, Romeu Zema, mente à população, sobre como está fazendo para pagar os servidores e sua relação com o acordo com a mineradora Vale. E também sobre ajuda de custo aos professores, para telefones e internet. Você também cita as declarações dele sobre os impostos dos combustíveis. Por que isso não é solução? 

 

Como os preços dos combustíveis acompanham o preço internacional, de acordo com o PPI (Preço de Paridade de Importação), implementada ainda com Parente na presidência da Petrobras e Temer na presidência do Brasil, o reajuste continua sendo inevitável a cada aumento do dólar ou do valor do barril de petróleo cru. A única solução para esses aumentos que vêm ocorrendo um atrás do outro seria derrubar o PPI e desvincular o preço dos combustíveis refinados no Brasil, aumentando a produção de derivados nas refinarias da Petrobras, ressignificando a marca Petrobras, bem como desmentindo toda essa estória de que seja necessário entregar refinarias brasileiras ao mercado internacional a preço de banana, como foi feito com várias empresas estatais no passado, como é o caso da Vale.

Além desses exemplos, qual sua avaliação do governo Zema? 

Zema governa Minas com o mesmo pensamento entreguista do governo Federal. Basta acompanhar as suas propostas para com a Cemig e Copasa. 

E qual seu recado sobre o PPI e também sobre as ameaças de privatização da Petrobrás?

Como disse anteriormente, existe uma mentira que já vem não é de hoje, que é necessário vender a Petrobras. Somos um país forte e soberano exatamente pela influência muito forte de uma estatal do tamanho da Petrobras. O PPI só prejudica os mais pobres, principalmente aos montes que necessitam do gás de cozinha e da gasolina no dia a dia.

Como servidor público, qual sua avaliação da PEC 32?

A PEC 32, que trata da reforma administrativa proposta pelo governo federal, aparentemente, para aqueles que não estão muito atentos ao cenário político do país, pode parecer uma solução para todos os problemas acerca dos serviços públicos prestados à sociedade. Contudo, muitos itens desta proposta vão na contramão do que realmente é necessário que seja proposto e colocado em prática. Podemos enumerar vários ataques às instituições públicas, bem como aos servidores e funcionários. O fim da estabilidade e as muitas facilidades para que se aumente a corrupção e crimes de peculato e apadrinhamento político, são exemplos de prejuízos que esta PEC pode trazer para toda a população. Fica muito evidente que este processo tem como objetivo inicial enfraquecer as instituições públicas, promovendo seu sucateamento, dificultando o engajamento entre o funcionalismo e seus sindicatos e a desvalorização do funcionário e empregado público, colocando em xeque sua capacitação, sua ética e moral.

Quer deixar algum outro recado?

É muito importante, como cidadãos e eleitores, que estejamos atentos a cada passo dos políticos, principalmente daqueles que já estão na Câmara, no Senado e na Presidência. Certificar o que o vereador e deputados que você elegeu tem feito. Eles têm cumprido o que prometeram? Nosso papel é cobrar e resistir a todas as mazelas que temos acompanhado no dia a dia, bem como permanecermos atentos e vigilantes, principalmente no que está por vir em 2022!

Confira aqui o canal do Reinaldo:

https://www.youtube.com/watch?v=Iise5sNhsKA

E você Petroleira e Petroleira, que tal participar desse espaço da comunicação do Sindipetro/MG? Quer escrever um artigo ou dar alguma entrevista, entre em contato com a nossa imprensa ou procure um diretor! Vamos dar voz à base!