Sindicato repudia prática de empresas de demitir pessoas acima de 60 anos Sindicato repudia prática de empresas de demitir pessoas acima de 60 anos

Notícias | 24 de novembro de 2021

O Sindipetro/MG recebeu denúncias de que algumas empresas que prestam serviços para a Petrobrás em Minas Gerais, como a Manserv, estariam demitindo trabalhadores acima de 60 anos, mesmo existindo uma orientação geral para que essas pessoas façam trabalhos internos ou sejam mantidas em teletrabalho, por serem mais suscetíveis ao vírus que causa a Covid-19.

Não é a primeira vez que esse tipo de prática acontece e o sindicato já tinha feito essa mesma denúncia no ano passado. No entanto, infelizmente, parece que as demissões voltaram a acontecer. 

As orientações da Petrobras, divulgadas em dezembro do ano passado, envolvem todos os trabalhadores considerados de grupo de risco, o que inclui, além dos idosos, pessoas que sofram de problemas respiratórios, cardiopatias, imunodeprimidos, diabéticos, pessoas com IMC superior a 40 e mulheres gestantes.

A Petrobras orienta que essas pessoas devem permanecer empregadas, fazendo seus trabalhos de forma remota ou interna. Apesar de divulgar que não se deve demitir, na prática ela contrata outras empresas  que fazem o trabalho sujo para ela..

Demitir essas pessoas em plena pandemia reflete uma visão de quem se preocupa mais com o lucro do que com a vida humana. Em um momento em que o país enfrenta uma grave crise sanitária e humanitária, com o aumento alarmante da fome e do desemprego, é preciso garantir condições dignas de vida a todos, o que passa necessariamente pelo direito ao trabalho.

“As empresas demonstram mais uma vez que só se preocupam com os lucros e que não tem nenhum compromisso com a força de trabalho. Tratam trabalhadores com conhecimentos aprofundados da refinaria como peças descartáveis na lógica da precarização”, lamenta Alexandre Finamori, coordenador do Sindipetro/MG.

O Sindipetro/MG repudia as demissões e se solidariza com os trabalhadores e suas famílias.