CA aprova negociação do Polo Norte Capixaba, com voto contrário da representante dos trabalhadores CA aprova negociação do Polo Norte Capixaba, com voto contrário da representante dos trabalhadores

Diversos, Notícias, Opinião, Tribuna Livre | 23 de fevereiro de 2022

Em reunião realizada nesta terça-feira, 22 de fevereiro, o Conselho de Administração da Petrobrás aprovou a autorização da assinatura da venda do Polo Norte Capixaba. Eu, mais uma vez, votei contra. Esse polo é um ativo lucrativo, resiliente aos preços do petróleo e que, nas mãos da Petrobrás, tem desenvolvido um importante papel no estado do Espírito Santo.


por Rosangela Buzanelli

O Polo Norte Capixaba é composto por quatros campos terrestres, com instalações integradas: Cancã, Fazenda Alegre, Fazenda São Rafael e Fazenda Santa Luzia. A Petrobrás é operadora única, com 100% de participação. Em 2021, a produção média desses campos foi de, aproximadamente, 6,5 mil barris de óleo por dia (bpd) e 53,3 mil m3/dia de gás natural.

A privatização dos ativos da Petrobrás tem gerado graves prejuízos ao nosso país e, recentemente, o Espírito Santo foi vítima desses efeitos nefastos. Um acidente ambiental evitável, cuja empresa responsável demonstrou total descaso e despreparo para as medidas de enfrentamento e remediação.

A venda de mais esse polo atende a um “plano estratégico” que desverticaliza e desintegra a companhia, negando as bases de sua criação, sua missão para com o país e seu brilhante passado. Um “plano estratégico”, cuja visão mira apenas na maximização do retorno e dos lucros, com redução insana dos custos e privatizações indefensáveis.

Uma visão financista de curto prazo subserviente a um mercado especulativo e predatório que não tem nenhum compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil, dos brasileiros e da Petrobrás.

#Privatizar faz mal ao Brasil.