Em encontro de comunicação da FUP, Rovai fala sobre a centralidade da internet na disputa eleitoral Em encontro de comunicação da FUP, Rovai fala sobre a centralidade da internet na disputa eleitoral

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 6 de abril de 2022

O jornalista está lançando o livro “Como Derrotar o Fascismo nas eleições e sempre”, em autoria com o sociólogo Sérgio Amadeu, onde propõe estratégias de comunicação digital e articulações em redes para combater e se contrapor à desinformação e isolar os grupos bolsonaristas


da imprensa da FUP

Foto: Reprodução

 

Em encontro nesta terça-feira, 06, com as equipes de comunicação da FUP e de seus sindicatos, o jornalista Renato Rovai, diretor de redação da Revista Fórum, enfatizou a importância cada vez maior das redes sociais nas campanhas eleitorais. “A disputa vai ser difícil e não será com um candidato do campo democrático. Vamos disputar a eleição com um fascista”, afirmou o jornalista, referindo-se ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Rovai disse que o principal objetivo desta eleição presidencial deve ser derrotar o fascismo e lembrou que Bolsonaro tem a seu favor a máquina estatal, que já está sendo usada por ele sem o menor constrangimento. “Perdeu-se qualquer limite do que é republicano”, lamentou o jornalista. “Se vamos disputar esta eleição com um fascista, temos que nos preparar e saber como nos comunicar”, alertou.

Para ajudar nesta importante tarefa, Rovai está lançando o livro “Como Derrotar o Fascismo nas eleições e sempre”, escrito em parceria com o sociólogo Sérgio Amadeu, com o selo da editora Veneta (clique aqui para conhecer). O livro foi trabalhado como um manifesto-tutorial, onde explica o que é o fascismo, como se apresenta nos dias de hoje, como as ideias se propagam e como seus seguidores agem. O livro discute propostas de enfrentamento no campo da comunicação para, como o título sugere, derrotar o fascismo, a começar pelas eleições.

Rovai resaltou a importância de estratégias organizadas de comunicação digital e articulações em redes para combater e se contrapor à desinformação e isolar os grupos bolsonaristas, lembrando sempre que a disputa é entre democratas e fascistas. Ele acredita que é possível avançar no campo democrático, fazendo o diálogo com setores da população onde ainda há dificuldades de interação com os movimentos sociais e os partidos progressistas. O jornalista, no entanto, alertou que “para derrotar o fascismo, não podemos cair nas armadilhas dele”, avisando que “não se se dialoga com fascista, ele tem que ser derrotado e não compreendido”.

Ele fez um chamado aos sindicatos petroleiros para que organizem comitês digitais de luta contra o fascismo, ressaltando que é preciso priorizar ações nas redes, além das ruas.

O encontro das secretarias de comunicação da FUP e de seus sindicatos é realizado mensalmente para discutir ações integradas e debater estratégias de comunicação com convidados. Além de Rovai, já participou do encontro o antropólogo e podcaster, Orlando Calheiros, apresentador do @benzinaInc e criador do Código do Russo e Cálice, seu último lançamento.