Conjuntura nacional marca abertura do 36º Congresso dos Petroleiros de Minas Gerais Conjuntura nacional marca abertura do 36º Congresso dos Petroleiros de Minas Gerais

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 8 de abril de 2022

O congresso retorna no próximo sábado (9), a partir das 8h30 da manhã, de forma exclusivamente presencial. Confira a programação e não deixe de participar


por Sindipetro/MG

 

Foi realizada nesta quinta-feira (7), na Sede do Sindipetro/MG, a abertura oficial do 36º Congresso Estadual dos Petroleiros de Minas Gerais. A abertura do congresso, que traz as palavras de ordem “Na luta por direitos, contra as privatizações: Bolsonaro nunca mais!”, contou com a participação de representantes dos movimentos sociais, populares e sindicais do estado. As próximas mesas do congresso serão realizadas no sábado (9), a partir das 8h30 da manhã. 

Em sua saudação, o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, relembrou que este é um ano de pauta cheia, em que ao discutir o ACT, a categoria petroleira terá a oportunidade de colocar na mesa as suas reivindicações quanto a problemas constantes na base, como a questão dos bancos de horas, a discussão sobre efetivo mínimo e a AMS.

 

Lutar pela “Soberania Energética Popular”

Em pauta na sociedade, os altos preços dos combustíveis foi um dos temas dominantes nas falas de saudações das lideranças sociais e sindicais. Representando o Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Soniamara Maranho parabenizou o Sindipetro/MG e toda a categoria petroleira por suas ações populares durante a pandemia, e convocou todas e todos a lutarem juntos pela soberania nacional. “Viemos nos dispor a construir um projeto energético popular que nos leve a conquistar a soberania brasileira”, concluiu.

Para o presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira, a luta em defesa da Petrobrás passa por evidenciar que há possibilidade da empresa praticar uma outra política de preços e se colocar ao lado do povo brasileiro. Por sua vez, Aldiério Pereira, da CSP Conlutas, parabenizou o Sindipetro/MG por se colocar na luta pelo preço justo dos combustíveis, afirmando que “a luta dos petroleiros é uma luta de extrema importância para a sociedade brasileira”. 

 

Eleições de 2022 será marco na luta da classe trabalhadora

Assunto inadiável para a classe trabalhadora, o cenário eleitoral brasileiro e os desafios para o fortalecimento da luta contra as privatizações também marcaram o primeiro dia de congresso dos petroleiros. A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG), chamou a atenção para a ausência de apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), na defesa dos interesses da população. 

“Vamos colocar em nosso plano de luta a derrota da velha política do partido Novo aqui no Estado. Não contamos com o governador na defesa da Regap e da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros. E nos fez falta ter um governo que representasse e defendesse os interesses da classe trabalhadora” afirmou a deputada estadual, Beatriz Cerqueira (PT-MG).

Na mesa de análise de conjuntura, José Dalmo, da Emancipação Socialista, destacou que as vias institucionais não garantem os direitos da classe trabalhadora. “Nós entendemos que uma grande parcela da sociedade quer derrotar o Bolsonaro. Porém, o Fora Bolsonaro não deveria ter saído das ruas, pois é o único lugar que podemos derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo. Não adianta derrotarmos apenas o Bolsonaro. Também temos que derrotar o bolsonarismo”, concluiu.

Finalizando o primeiro dia de congresso, João Moraes, defendeu que se deve reconhecer os avanços conquistados durante os governos petistas e lutar, pelas vias institucionais, para que esses avanços sejam ainda maiores. “Para o navegador que não sabe para onde vai, nenhum vento é favorável. A luta para barrar a entrega dos nossos recursos naturais e das nossas empresas estratégicas, passa pelas eleições de 2022. Não só pela presidencial, mas também pela eleição do congresso e dos estados” afirmou o sindicalista, finalizando a abertura do congresso.

O congresso retorna no próximo sábado (9), a partir das 8h30 da manhã, de forma exclusivamente presencial. Confira a programação e não deixe de participar.