Sindicatos finalizam congressos preparatórios para a X Plenafup, que acontece entre 12 e 14 de maio Sindicatos finalizam congressos preparatórios para a X Plenafup, que acontece entre 12 e 14 de maio

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 12 de abril de 2022

Matéria atualizada às 14h30 do dia 12/04 para ajustes na data da X Plenafup, que foi alterada dos dias 05 e 06 de maio para 12, 13 e 14 de maio


por imprensa da FUP

 

Com o desafio de apontar caminhos para a reconstrução da Petrobrás e dos direitos que foram atacados pelas gestões ultraliberais da empresa, os petroleiros e petroleiras estarão reunidos entre os dias 12 e 14 de maio na X Plenária Nacional da FUP, que será realizada em modo virtual. O tema do evento, “Basta de retrocesso: Pela reconstrução do Brasil”, propõe um diálogo da categoria em torno da questão que é central para os trabalhadores: a defesa de um projeto popular e democrático de soberania energética, com a retomada da função social da Petrobrás e seu fortalecimento como empresa pública.

Um dos debates da plenária será o papel da categoria petroleira nas eleições deste ano, que serão determinantes para o povo brasileiro e o futuro da estatal. Temas como preço dos combustíveis, recuperação da indústria nacional, geração de empregos e soberania energética e alimentar estão no centro do debate eleitoral e envolvem diretamente o setor de óleo e gás.

A X Plenafup também irá deliberar sobre as pautas das campanhas reivindicatórias do Sistema Petrobrás e das empresas do setor privado. Os trabalhadores discutirão propostas para resolver os principais entraves do Acordo Coletivo, como teletrabalho, HETT, banco de horas, fórum de efetivo e AMS.

Nas últimas semanas, os sindicatos da FUP realizaram os congressos regionais, onde estas e outras questões foram discutidas pelos petroleiros e petroleiras. Os congressos tiveram início no final de março e já foram concluídos no Espírito Santo (26/03), no Rio Grande do Sul (01 e 02/04), na Bahia (04 a 09/04), no Amazonas (08 e 09/04), no Paraná/Santa Catarina (08 e 09/04), em Pernambuco/Paraíba (09/04) e em São Paulo (09 e 10/04).

Esta semana, estão sendo realizados os congressos dos petroleiros do Rio Grande do Norte (11 e 12/04), do Ceará (12 e 13/04) e do Norte Fluminense (13 a 15/04). Em Duque de Caxias, haverá assembleias entre os dias 14 e 20 de abril para os trabalhadores deliberarem propostas para o ACT e eleger os delegados que participarão da X Plenafup.

Em breve, divulgaremos a programação completa da X Plenafup. As matérias sobre a plenária e os congressos regionais podem ser acessadas aqui nesse link.