CUT divulga guia para apoiar a organização dos Comitês de Luta CUT divulga guia para apoiar a organização dos Comitês de Luta

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 13 de abril de 2022

Iniciativa, lançada em fevereiro, busca a organização de militantes e ativistas para o diálogo com a população sobre os principais problemas do povo, suas causas e soluções


por CUT Brasil

 

Para apoiar o trabalho de organização e mobilização dos Comitês de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora, pela Vida e Democracia, a CUT produziu uma cartilha com informações e orientações detalhadas sobre a concepção dos comitês, sua forma de organização e possibilidades de ação.

EDSON RIMONATTO/CUTGuia Sindical de Organização e Mobilização dos Comitês de Luta é uma cartilha com perguntas e respostas, dicas e orientações para os militantes envolvidos na criação e animação dos Comitês de Luta.

 

Acesse aqui o Guia Sindical de Organização e Mobilização dos Comitês de Luta

 

A publicação traz ainda informações sobre onde conseguir materiais para uso nas ações presenciais e digitais dos comitês e como integrar a ação do com as iniciativas de partidos e movimentos e com as brigadas digitais da CUT.

Em breve, a CUT vai colocar no ar um site completo com informações e materiais de apoio para a ação dos Comitês de Luta e no qual todos poderão cadastrar seus comitês para se integrarem numa rede nacional de mobilização pela reconstrução do Brasil e recuperação dos direitos da classe trabalhadora.

 

Sobre os Comitês de Luta

Em 2022, os brasileiros terão o destino do país em suas mãos. É um ano decisivo para o Brasil que trabalha. É por isso que a CUT, em aliança com o conjunto do movimento sindical e popular, está engajada na criação e animação dos Comitês de Luta.

O Comitê de Luta se constitui pela união de um grupo de pessoas dispostas a lutar e contribuir para melhorar a vida do povo brasileiro. O que faz o comitê existir é o encontro dos seus membros e a realização de ações e atividades coletivas no seu território de referência e pelos meios digitais.

Os Comitês de Luta vêm para reunir estas pessoas dispostas a compreender os problemas que afligem o Brasil, a refletir sobre as soluções desses problemas e a lutar por sua superação. Reunimos as pessoas dispostas a agir para chamar atenção sobre as causas e responsáveis pela crise brasileira e sobre o que deve ser feito para construirmos uma nação justa e soberana, capaz de garantir vida boa e digna para toda a população.

Os sindicatos e a militância sindical devem impulsionar a constituição desses comitês e animar a sua ação não apenas nas suas bases sindicais, mas também no seu território de representação se fazendo presente nos bairros, comunidade e locais de encontro e circulação da população em aliança com as pessoas e organizações que compartilhem desse mesmo objetivo.

Os Comitês de Luta assim como as Brigadas Digitais, são ações estratégias da CUT que buscam ampliar a organização, a representatividade e a força política e social do movimento sindical nas ruas e nas redes, fundamental para a obtenção de conquistas para a classe trabalhadora nas disputas deste ano e em todas as lutas que virão daqui pra frente.

Confira como foi o lançamento: