Ativistas pedem novo Brasil com equidade racial, social e ambiental Ativistas pedem novo Brasil com equidade racial, social e ambiental

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 6 de maio de 2022

Especialistas destacam o racismo, as desigualdades e a ameaça de colapso ambiental como temas urgentes a serem tratados na perspectiva dos direitos humanos


por  Redação RBA

A construção de um novo país depende da compreensão da intrínseca relação entre o social e o ambiental e da indissociabilidade entre iniquidade sociais e ambientais dos povos que compõem a nação brasileira 124 | Adriana Huber Azevedo/Cimi Norte 1

 

Especialistas e ativistas nas mais diferentes dimensões dos direitos humanos consultados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entendem que um novo Brasil não pode ter lugar para o ódio, o racismo, as desigualdades e muito menos para a destruição ambiental que marcam os últimos anos de retrocesso no país sob o governo de Jair Bolsonaro. Nessa perspectiva, as ações e políticas não podem perder de vista o desmanche de leis que levaram ao recrudescimento da violência.

Para a professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Andréa Zhouri, um dos maiores desafios para a construção de um Brasil novo, com sociedade mais justa, humana, social e ambientalmente equilibrada está justamente nessa desconstrução. É o caso da transferência de demarcações de terras indígenas da Funai para o Ministério da Agricultura assim que Bolsonaro tomou posse.

A partir daí, como lembrou, os conflitos se aprofundaram. “Os ianomâmi são os que sofrem, embora não sejam os únicos. Adolescentes ianomâmi estão engravidadas. Em 2020, 182 indígenas foram assassinados segundo o Cimi, 50 mil foram contaminados por covid e 900 morreram. Há aumento do trabalho escravo rural. Fiscalização esvaziada. Orçamentos drasticamente reduzidos. Quadros ocupados por militares ou pessoas sem qualificação técnica. ‘Cupinização das instituições’, como disse a ministra Cármen Lúcia. Uma sucessão de atos e decretos resultou em investidas contra o aparato jurídico, institucional, constituídas para inibir os crimes ambientais, proteger os ecossistemas e os povos da floresta”, disse Andréa, em seminário realizado na tarde de quarta-feira (5).

Leia também:
Com luta, teimosia e esperança, os povos indígenas resistem
Garimpeiros caçam animais para “brincar”, diz indígena da TI Yanomami
Cientistas desmontam argumento de Bolsonaro para explorar terras indígenas

“A construção de um novo país depende da compreensão da intrínseca relação do social com o ambiental, da indissociabilidade entre iniquidades sociais e ambientais, das diversidades dos povos que compõem a nação brasileira. E isso exige também um governo que enfrente a questão territorial de frente, que respeite a Constituição do país”, defendeu.

 

Questão central

A questão da demarcação de terras indígenas, com respeito às culturas dos povos, é considerada central em um projeto de país melhor pela advogada Denise Dourado Dora, diretora-executiva da organização de defesa dos direitos humanos Artigo 19. “Não tem Brasil possível sem a gente repensar a relação com os povos originários, as políticas que envolvem a demarcação de terra. Nesta semana em que a gente está procurando uma aldeia inteira que sumiu após o assassinato bárbaro da menina ianomâmi de 12 anos, o afogamento da criança, a aldeia queimada. Há resistência e luta dos povos desde o início dos anos 90 com essa reorganização contemporânea do movimento indígena e a força que demonstraram nesses quatro anos de Bolsonaro”, disse.

Denise defendeu também a equidade de gênero. “Desigualdade de gênero estruturam todas as demais desigualdades. Violência doméstica e feminicídio tem índices altíssimos, somos o quarto país que mais mata suas mulheres, impunemente.”

E criticou o ódio disseminado sob a justificativa da liberdade de expressão, que deve ser combatido. “O advento das grandes plataformas permite que, por um lado, as pessoas tenham a liberdade de falar, mas de outro há organização de um grupo em que, no anonimato, passa a usar esse ambiente digital amplificado para organizar, produzir e repercutir discurso de ódio e perseguição. Então a gente tem um fenômeno de combate às liberdades, que usa o espaço da liberdade de expressão para disseminar o neofascismo, aproveitando-se dos padrões de desigualdades estruturais em um país como o Brasil para combater a noção básica de direitos humanos. Que o novo governo observe essas ideias de respeito, empatia, igualdade, equidade, defesa de liberdades e isso possa produzir políticas públicas”.

 

Cotas

A professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Matilde Ribeiro defendeu as cotas na perspectiva dos direitos. A Lei de Cotas, que está completando 10 anos, deve passar por revisão este ano. A política que abriu as portas das universidades federais e estaduais para negros, indígenas e alunos de escola pública continua sendo alvo de disputa.

“Hoje todas as federais aplicam a política de cotas por um caminho ou outro. Sabemos que as cotas não são a salvação da lavoura e sim medida paliativa diante de um quadro de exclusão histórica. Temos de trabalhar, em termos de direitos humanos, para que a educação seja pública, gratuita e de qualidade para todos, como manda a Constituição”, disse Matilde.

Ela rebateu o argumento dos críticos da política, segundo os quais “cria-se privilégio e fere-se o mérito daqueles que estudaram muito e perderam a vaga para o cotista”. “Nessa visão vão se criando bolsões, porque já há privilégios históricos que levam a distorções. Os negros são os mais pobres entre os mais pobres”, disse, lembrando que a abolição da escravatura não ocorreu de fato. Nem mesmo decorridos 134 anos da abolição.

Leia também:
Estudo aponta 94 declarações racistas de autoridades públicas em três anos
Krenak: “Todo mundo deve se armar com título de eleitor e dar um basta nessa direita ignorante”

“No Brasil é impossível compreendermos o sentido de nação e de uma construção de humanidade se não considerarmos o que foi a escravidão, que durou quase 400 anos e também o que aconteceu depois. O racismo existe, mas onde estão os racistas? Não aparece ninguém”.

A SBPC está ouvindo especialistas em temas relevantes, como educação, saúde, ciência, segurança pública, mudanças climáticas, questão indígena, diversidade de gênero e raça e de cultura, entre outros, para compor propostas para candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional.