Plenafup aprova pauta do ACT e estratégias para reconstruir a Petrobrás e o Brasil Plenafup aprova pauta do ACT e estratégias para reconstruir a Petrobrás e o Brasil

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 20 de maio de 2022

Foram ratificadas as propostas da FUP e dos sindicatos para reconstrução da Petrobrás e do setor de óleo e gás, encaminhadas pela Federação ao ex-presidente Lula


por Sindipetro/MG

 

A 10ª Plenária Nacional da FUP aprovou a pauta de reivindicações da categoria para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2022), que será entregue nas próximas semanas para a Petrobrás. A Plenafup, encerrada no dia 14\05, reuniu de forma virtual mais de 250 petroleiros e petroleiras de todo o país. Nos debates, foram discutidas estratégias para reconstruir a Petrobrás e o Brasil, assim como avançar nas campanhas reivindicatórias do setor de petróleo.

A Plenária aprovou o engajamento da categoria no movimento “Vamos Juntos pelo Brasil” para eleger Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República e derrotar o projeto fascista do governo Bolsonaro. Foram ratificadas as propostas da FUP e dos sindicatos para reconstrução da Petrobrás e do setor de óleo e gás, encaminhadas pela Federação ao ex-presidente Lula. 

Outra decisão foi ampliar e intensificar a campanha contra a privatização da Petrobrás e por preços justos para os combustíveis, com a implementação de Comitês Populares de Luta dos petroleiros e petroleiras em todo o país, além de brigadas digitais para fortalecer o diálogo com a sociedade nas redes sociais. Os petroleiros também aprovaram moções de apoio às candidaturas dos representantes da categoria que disputam as eleições para deputados federais e estaduais por partidos do campo progressista.

“2022 é um ano muito importante para a categoria e para o país. No ACT, a negociação inclui a pauta cheia. É também um ano eleitoral com a possibilidade de mudanças para o país. A Fup não se furtou a esse debate e aprovou o apoio aos comitês populares de Luta em apoio ao Lula. É importante que os petroleiros se mobilizem e que juntos possamos mudar o país”,  opina diretor do Sindipetro\MG e da FUP, Guilherme Alves. 

 

ACT

Diretores do Sindipetro\MG participaram como delegados e ressaltaram a importância da participação da categoria no Congresso dos Petroleiros realizado em Minas, que encaminhou várias reivindicações para a pauta do ACT aprovada na Plenafup. Entre as pautas encaminhadas pelo Sindipetro\MG estão o fim do banco de horas para regimes especiais, a valorização da função dos brigadistas (incluindo o retorno do Dia do Brigadista) e fortalecimento das brigadas locais de incêndio, assim como garantia no emprego, inclusive para todas as subsidiárias (como a PBio) e recomposição dos efetivos. 

 

Principais pontos da pauta de reivindicação para o ACT 

 -Resgate da AMS (garantia da margem consignável de 13%, restabelecimento da relação de custeio 70×30, buscar uma alternativa para o atual índice de reajuste das tabelas) 

– Renovação do ACT, com a reposição salarial da inflação e das perdas salariais dos últimos acordos. 

– Regramento do teletrabalho 

– Restabelecimento do Fundo Garantidor no ACT da Petrobrás para proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados 

 

Pluralidade e Unidade 

Um dos destaques da Plenária Nacional foi a presença de representantes de todos os Sindicatos da base da FUP, incluindo da base do Sindipetro\Caxias, que assim como o Sindipetro/MG, Sindipetro/CEPI e Sindipetro/SP é composto por uma diretoria que possui em sua composição forças políticas ligadas à FUP e FNP. Tendo sido aprovado a construção da unidade das federações (FUP e FNP) nas lutas e na negociação do ACT.