A saída contra a privatização da Petrobrás é a luta! A saída contra a privatização da Petrobrás é a luta!

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 2 de junho de 2022

Petroleiros e petroleiras, da ativa e aposentados, participaram de um ato de resistência no gramado da Regap


por Sindipetro/MG

Foto: Sindipetro/MG

 

Petroleiros e petroleiras, da ativa e aposentados, participaram, nessa quinta, 2\06, de um ato de resistência no gramado da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim/MG, contra a privatização da Petrobrás e em defesa da Regap em Minas.

A mobilização unificada em todo o Brasil, também marcou o dia de entrega de pautas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), construídas através da unidade entre a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Nos últimos dias, a Petrobrás tem sido alvo do presidente Jair Bolsonaro, com apoio de políticos liberais, como o deputado Arthur Lira (PP/AL), que defendem a aceleração do processo de venda dos ativos da empresa, entre eles a Refinaria Gabriel Passos (Regap).

O coordenador geral do Sindipetro\MG, Alexandre Finamori, fez uma retrospectiva das lutas da categoria nos últimos anos e se lembrou da greve na PBio que durou mais de 20 dias. “Nós temos um histórico de lutas e, na situação atual, mesmo o tempo sendo curto, estamos fazendo uma mobilização antes de qualquer definição no Conselho de Administração da Petrobrás”, ponderou.  

O diretor do Sindipetro\MG, Felipe Pinheiro, destacou as quatro frentes da luta contra a privatização da Regap implementadas pelo Sindicato nas áreas da comunicação, jurídico, articulação política e mobilização. “Nos últimos quatro anos, temos investido em ações para ampliar a mobilização da categoria e a conscientização da sociedade sobre as investidas contra a Petrobrás e os trabalhadores. Vamos intensificar a campanha Petrobrás fica em Minas e outras iniciativas nesse sentido”, afirmou. 

O ato na Regap contou com a presença de representantes das centrais sindicais  CUT e CSP Conlutas, além do representante do deputado federal Rogério Correia (PT\MG). Em sua fala, o presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira, se solidarizou com a luta dos petroleiros e reafirmou a importância das eleições para derrotar Bolsonaro nas urnas, elegendo candidatos que defendem a Petrobrás estatal. 

 

Confira as fotos: