Espírito Santo: Empresa ELFE não paga salários e trabalhadores entram em greve Espírito Santo: Empresa ELFE não paga salários e trabalhadores entram em greve

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 9 de junho de 2022

Clima de revolta e desespero entre os trabalhadores da ELFE, embarcados nas plataformas em terras capixabas, sem saber quando irão receber e sem poder honrar com as despesas em casa


por Sindipetro/ES

 

A FUP e os Sindicatos já acionaram a Petrobrás para que sejam retidos valores dos contratos, sendo usados para garantir o pagamento do passivo trabalhista que a empresa ELFE está acumulando. São salários atrasados, além de INSS, FGTS e outras rubricas que também não estão sendo pagas. ABSURDO!

É um desrespeito total com os trabalhadores terceirizados, que sofrem cada vez mais com a precarização e a desvalorização do trabalho. Imaginem a cabeça desses trabalhadores que não tem nem a previsão de pagamento. Tem trabalhador que irá desembarcar sem ter dinheiro nem para o transporte para voltar para casa. E ainda há relatos de trabalhadores chorando a bordo. Esse clima criado a bordo das plataformas é perigoso, pois coloca em risco inclusive a segurança dos trabalhos executados.

E não é um problema pontual, pois esses atrasos estão ocorrendo em quase todos os contratos que essa empresa tem com a Petrobrás, em terra e em plataformas. O que causa espanto são a letargia e a omissão da Petrobrás, que permite essa situação chegar a esse nível.

Vale destacar que a FUP já vem denunciando esses atrasos desde o início deste ano.

Infelizmente, a representação desses trabalhadores não é do Sindipetro/ES. Mas o setor jurídico da FUP já denunciou toda a situação junto ao Ministério Público e solicitou uma intervenção para que a Petrobrás assuma e resolva esse imbróglio.

O Sindipetro/ES está acompanhando e dará todo o apoio necessário a esses trabalhadores, mesmo não tendo a representação sindical deles. Dessa forma, solicitamos aos trabalhadores próprios que informem aos trabalhadores da ELFE a procurarem o Sindipetro/ES caso necessitem de algum apoio.