Após Greve, Petroleiros da RPBC conseguem liminar para Tabela 6×4 Após Greve, Petroleiros da RPBC conseguem liminar para Tabela 6×4

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 28 de julho de 2022

Hoje, quinta-feira (25), foi conquistada uma tutela provisória de urgência obrigando a gestão da unidade a suspender o regime de turno 3×2


por Sindipetro/MG

Foto: Sindipetro/LP

 

O Sindipetro/MG parabeniza os petroleiros grevistas da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e da Usina Termelétrica Euzébio Rocha (UTE-CBT), ambas localizadas em Cubatão/SP. Na última segunda-feira (25), a categoria petroleira das unidades construiu uma greve legítima, confrontando as chantagens da empresa e lutando contra a implantação da tabela 3×2. Hoje, quinta-feira (25), foi conquistada uma tutela provisória de urgência obrigando a gestão da unidade a suspender o regime de turno 3×2.

Nos últimos anos, as gerências bolsonaristas da Petrobrás têm ignorado o diálogo com os sindicatos e federações, aplicando na “marra” medidas prejudiciais aos seus trabalhadores e trabalhadoras. No caso específico da tabela 3×2, a gerência da RPBC estabelecia apenas um final de semana de folga a cada 60 dias.

A greve nas unidades foi iniciada na manhã do dia 25 de julho porém, “ao invés de paralisar a produção, a greve começou de forma diferente, com todos os trabalhadores entrando na unidade no horário para fazer a escala 6×4” afirmou o Sindipetro/LP em seu site.

A decisão de hoje, 28 de julho (quinta-feira), assinada pelo Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Emanuel Pereira, obrigou a gestão da unidade a suspender o regime de turno 3×2 e estabeleceu uma multa diária de R$100 mil em caso de descumprimento da empresa. Diante da tutela, o Sindipetro/LP suspendeu a greve.

O Sindipetro/MG parabeniza todos os petroleiros e petroleiras de Cubatão/SP por essa conquista.