Sindipetro/MG organiza Encontro dos Aposentados e Pensionistas para debater AMS e ACT Sindipetro/MG organiza Encontro dos Aposentados e Pensionistas para debater AMS e ACT

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 12 de agosto de 2022

Participe do próximo Encontro dos Aposentados e Pensionistas, na quinta-feira (18), às 10h, na sede do sindicato: Av. Barbacena, 247, bairro Barro Preto – Belo Horizonte


por Sindipetro/MG com informações da FUP

 

O Sindipetro/MG realiza em sua sede, na próxima quinta-feira (18), às 10h da manhã, o Encontro com Aposentados e Pensionistas. O espaço tem como objetivo ser um local de debate dos associados sobre o desmonte da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS). A AMS foi colocada como prioridade na campanha do ACT com afirmação em mesa da pauta sobre retorno da relação de custeio 70×30 e a manutenção da regulamentação da AMS no Acordo Coletivo. 

Na última quarta-feira (10), durante a reunião temática da AMS, a Petrobrás apresentou alguns dados referentes ao plano de saúde e que haviam sido cobrados pelos representantes da Federação Única dos Petroleiros. De acordo com os dados da empresa, no ano de 2021, 1.399 famílias foram expulsas da AMS, por não conseguirem arcar com os custos do benefício.

De acordo com matéria divulgada pela FUP, um “estudo apresentado pelo Dieese na reunião da semana passada mostrou que a Petrobrás já acumula ganhos de cerca de R$8,5 bilhões somente em relação ao passivo atuarial com a AMS. E, ainda assim, a empresa propõe aos beneficiários um reajuste linear de 25% na tabela do grande risco, enquanto oferece à categoria 7% de reajuste salarial, índice abaixo da inflação” afirma a Federação.

É fundamental que a categoria petroleira debata e encontre saída para o imbróglio criado pela empresa. A imposição das cláusulas apresentadas pela empresa (como o custeio 50×50 e a retirada da AMS do ACT) representa um ataque aos trabalhadores e trabalhadoras que ajudaram a construir a Petrobrás. A atitude desumana da empresa trará perdas à saúde dos trabalhadores e deve ser combatida. 

Participe do próximo Encontro dos Aposentados e Pensionistas, na quinta-feira (18), às 10h, na sede do sindicato: Av. Barbacena, 242, bairro Barro Preto – Belo Horizonte. 

 

AMS: Principais reivindicações da FUP e sindicatos filiados

» Manutenção do Acordo Coletivo, sem rebaixamento das cláusulas de AMS

» Restabelecimento da relação de custeio 70×30

» Margem consignável de 13% para todos os beneficiários

» Fim dos descontos abusivos para pagamento do saldo devedor e realização de uma auditoria externa independente para apuração do valor correto

» Fim do VCMH e construção de uma outra alternativa de reajuste para o plano

» Pagamento por boleto bancário apenas em casos específicos discutidos na Comissão da AMS

» Exclusão de qualquer referência à APS no ACT