Revisão de aposentadoria relativa ao tempo especial dos petroleiros  é benéfica para quem está no Petros-1 Revisão de aposentadoria relativa ao tempo especial dos petroleiros é benéfica para quem está no Petros-1

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 21 de dezembro de 2022

A assessoria jurídica do Sindipetro/MG tem encaminhado, na Justiça, ações individuais de concessão e revisão da aposentadoria pelo INSS. Além da ação conhecida como Revisão da Vida Toda (veja matéria no site), há a ação de concessão ou revisional previdenciária para as petroleiras e petroleiros que, na ativa, foram expostos a agentes insalubres ou periculosos, ou seja, que afetam à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

Pode pleitear a revisão quem se aposentou há menos de 10 anos e trabalhava em locais como plataformas marítimas, sondas terrestres, estações de produção, refinaria, fábricas de fertilizantes, áreas de manutenção e outros locais que expõem o trabalhador a agentes insalubres ou periculosos.

Para ajuizar a ação é necessário que as atividades sejam comprovadas através de documentos como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), LTCAT e demais laudos técnicos.

A assessoria jurídica do Sindipetro/MG tem várias ações nessa área e quase todas com resultados positivos na obtenção de aposentadoria mais favorável ou a melhora do valor do benefício de quem já se aposentou.

A ação judicial favorável, relativa ao tempo especial dos petroleiros, proporciona o aumento do valor do benefício do INSS, favorecendo também aqueles que estão no Plano Petros-1. É que o valor a ser complementado pelo fundo Petros no benefício do segurado torna-se menor e, consequentemente, a contribuição para o equacionamento do Plano também diminui, beneficiando os aposentados.

Para o esclarecimento de dúvidas, os advogados do Jurídico do Sindipetro/MG atendem através dos números (31) 3225-8557 e (31) 99212-8557 (Whatsapp).