Governo lança edital de incentivo ao fracking, técnica banida em vários países Governo lança edital de incentivo ao fracking, técnica banida em vários países

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 22 de dezembro de 2022

O Projeto Poço Transparente é mais um golpe contra o meio ambiente


por Rosângela Buzanelli

 

Faltando poucos dias para o fim do mandato, o atual governo lança um edital de incentivo ao fracking no Brasil, o Projeto Poço Transparente, que é mais um golpe contra o meio ambiente. Trata-se da aplicação da técnica de fraturamento hidráulico (fracking, em inglês) para produção de petróleo e gás natural em terra.

Essa prática é realizada por meio da injeção de água em alta quantidade e pressão, associada a mais de 400 produtos químicos e muita areia. A pressão provoca o fraturamento da rocha, permitindo que o gás natural armazenado seja recuperado pelas fissuras criadas. O fraturamento hidráulico oferece grandes riscos às águas subterrâneas e de superfície, à agricultura e pecuária e, especialmente, à saúde da população.

A tecnologia já foi proibida em vários países como Alemanha, França e Reino Unido. A sociedade civil pede ao presidente eleito Lula a revogação imediata do edital, que representa “iminente risco de danos irreversíveis a toda a sociedade brasileira e ao clima global”.

Leia a reportagem completa, acessando o link: https://apublica.org/2022/06/governo-lancara-edital-para-estimular-fracking-no-brasil/