Aposentados e pensionistas marcaram a luta por direitos em 2022 Aposentados e pensionistas marcaram a luta por direitos em 2022

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 23 de dezembro de 2022

O Encontro dos Aposentados se tornou mais uma frente da resistência petroleira contra o desmonte dos direitos da categoria

 

Após dois anos de isolamento social, o ano de 2022 ficou marcado pelo retorno das atividades presenciais na sede do Sindipetro/MG. O Encontro dos Aposentados, organizado pelo sindicato, ocupou o auditório e o salão de nossa sede para discutir o futuro da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS), do Benefício Farmácia e da Petros.

Espaço de construção das pautas dos aposentados e pensionistas durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o encontro se tornou mais uma frente da resistência petroleira contra o desmonte dos direitos da categoria. Com uma contraproposta rebaixada de ACT, a gestão bolsonarista da Petrobrás tentou dividir a nossa categoria entre ativos e aposentados.

Mas a unidade petroleira, que já faz parte da cultura de nossa categoria, prevaleceu e arrancou da Petrobrás a manutenção da relação de custeio 60×40 que já constava no último ACT, bem como a margem consignável de 13% para os aposentados e pensionistas e demais cláusulas da AMS.

 

Muito à reconstruir

A eleição do presidente Lula traz esperança necessária para avançar na discussão das reivindicações dos petroleiros referentes à Petros e à AMS. No próximo período, devemos manter a luta para recuperar e fortalecer os dois principais benefícios da categoria, que foram alvo de graves ataques nos governos Temer e Bolsonaro.

Em 2023 nos manteremos firmes para retomar o canal de diálogo com a nova gestão da estatal e acabar com a ameaça de qualquer recuo em nossos direitos!