Repudiamos atos terroristas e ataques à democracia! Repudiamos atos terroristas e ataques à democracia!

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 10 de janeiro de 2023

Janelas danificadas no Palácio do Planalto após atos terroristas no ultimo domingo – Foto: Agência Brasil

A democracia brasileira foi duramente atacada por atos terroristas em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Uma invasão sem precedentes na história do país. Houve dilapidação e saques do patrimônio público, no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Ações terroristas promovidas por grupos de extrema direita, cujo principal líder e incentivador é o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG) repudia todos os atos de vandalismo, terrorismo e golpismo contra a democracia. São inaceitáveis também as tentativas de bloqueios nas unidades da Petrobrás. 

No último dia 9/01, diante de informações sobre atos programados por bolsonaristas para bloquear a entrada de refinarias, o Sindicato esteve presente na portaria da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim. As ações da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e dos sindicatos de petroleiros foram fundamentais para a garantia de policiamento e segurança ostensiva que impediu os bloqueios anunciados pelos terroristas e garantiu o livre trânsito das trabalhadoras e trabalhadores nas unidades da Petrobrás. Reafirmamos que não permitiremos quaisquer atentados contra a integridade física das petroleiras e petroleiros ou riscos à comunidade no entorno da Regap.

Juntamente com outras entidades do movimento sindical e popular, também denunciamos a omissão e a conivência do Governo do Distrito Federal (GDF), dos comandantes da Polícia Militar (PM) e dos órgãos de segurança do governo distrital, que, a despeito de todos os alertas da imprensa, parlamentares, dos órgãos de segurança nacional e do Ministro da Justiça não tomaram as medidas necessárias para impedir que os terroristas invadissem as sedes dos três poderes.

Exigimos apuração e punição exemplar para os participantes, principalmente daqueles que financiaram, convocaram e contribuíram para a realização dos atos de violência e atentado contra as instituições democráticas. É imprescindível a punição dos responsáveis pelos ataques para evitar que os lamentáveis episódios protagonizados pelos fascistas, que atentaram contra a democracia brasileira, se repitam.

Estaremos em mobilização e vigilância permanente na defesa da democracia, do governo legitimamente eleito e contra o golpismo. Lutaremos para que o governo do presidente Lula, eleito democraticamente, prossiga com as ações tão necessárias para reconstruir a Petrobrás e o Brasil destroçados pelo governo de Jair Bolsonaro.

Aos fascistas que desafiam a constituição e ameaçam o Estado Democrático de Direito, nenhuma tolerância!