Ato na Regap reforça a defesa da democracia e da Petrobrás! Ato na Regap reforça a defesa da democracia e da Petrobrás!

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 11 de janeiro de 2023

 

Ato realizado na Refinaria Gabriel Passos (Regap), Betim/MG, nesta quarta (11), em defesa da democracia e em repúdio às tentativas de sabotagens nas refinarias da Petrobrás, reuniu a categoria petroleira para aprovar o Manifesto “Defender a Petrobrás é defender o Brasil: esse é o nosso trabalho. Golpistas não passarão!”. O manifesto condena os atos terroristas de domingo (8), em Brasília, que chocaram o povo brasileiro e o mundo, com ataques afrontosos aos três poderes da República, repudiando qualquer atitude antidemocrática. 

Para o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori, o ato foi de grande importância para mostrar que as portarias das refinarias são espaços de luta das trabalhadoras e trabalhadores, que discutem entre si o processo político que ocorre no Brasil e definem seus rumos. “Sabemos que os bolsonaristas querem se concentrar na porta das refinarias da Petrobrás para provocar bloqueios e desabastecimento de combustíveis. Estamos aqui para mostrar que não há espaço para fascistas. A Petrobrás é do povo brasileiro. Nosso ato é uma demonstração de força da nossa categoria e repúdio contra atitudes dos grupos que atentam contra a democracia”, afirma.  

Lideranças sindicais, políticas e estudantis, trabalhadores dos Correios, Educação e eletricitários também estiveram presentes no ato organizado pelo Sindipetro/MG, na Regap. Eles se manifestaram em defesa da democracia e repudiaram as ameaças contra a Petrobrás.

Para o presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira, o que aconteceu no domingo é muito grave, assim como as ameaças contra as refinarias. “Temos que defender a democracia e garantir os nossos direitos. Vamos ficar alertas e procurar seguir com as pautas que representam avanços para o povo brasileiro.  É nosso papel fazer com que as pessoas entendam a necessidade de garantir a democracia. O povo rejeitou o governo passado nas urnas por tudo o que ele fez como trazer a miséria de volta ao Brasil, causando desesperança”, disse.

Trabalhadores em alerta

As mobilizações e assembleias da categoria para referendar o manifesto também aconteceram em diversas unidades da empresa, convocadas pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), dando continuidade às ações que as organizações sindicais petroleiras têm realizado para impedir as tentativas criminosas de ocupação das refinarias por terroristas golpistas que querem manter o caos no país.

Durante as mobilizações, os dirigentes sindicais reforçaram a importância dos trabalhadores permanecerem alertas contra as ameaças de golpe e de ataques às instalações da Petrobrás. As trabalhadoras e os trabalhadores petroleiros também cobraram responsabilização para todos os envolvidos nos atos terroristas e os financiadores e alimentadores do golpe. 

A categoria petroleira de Minas Gerais realizará assembleias nos próximos dias para referendar manifesto da FUP em defesa da democracia e contra o terrorismo.

 

Leia o manifesto na íntegra

Defender a Petrobrás é defender o Brasil: esse é o nosso trabalho. Golpistas não passarão!

A defesa incondicional da democracia e da soberania nacional são princípios que marcam as lutas históricas das trabalhadoras e dos trabalhadores petroleiros. Estampamos com orgulho em nossos uniformes a bandeira do Brasil. Bandeira esta que foi sequestrada por golpistas, cujas ações fascistas levaram o país e a nossa empresa à beira da destruição.

Os atos terroristas de domingo, em Brasília, chocaram o povo brasileiro e o mundo, com ataques afrontosos aos três poderes da República. Cenas de destruição do patrimônio público desnudaram em praça pública o fascismo como método e ideologia dos golpistas.

Nós, petroleiros e petroleiras, estamos em alerta nos últimos dias contra as tentativas de ataques terroristas às unidades do Sistema Petrobrás. Os golpistas tentaram ocupar as refinarias para impedir o abastecimento de combustíveis e aumentar o caos no país. Mas fracassaram retumbantemente.

“Defender a Petrobrás é defender o Brasil” não é só um grito de luta das nossas manifestações contra as privatizações. É o lema da nossa categoria. O sentido do nosso trabalho.

Qualquer ameaça à Petrobrás é uma ameaça ao povo brasileiro e à soberania da nossa nação. Nossa história é atravessada por resistências diversas contra ataques à nossa empresa, desde a sua criação, há quase sete décadas. Golpista algum irá nos intimidar.

Por tudo isso, nós, petroleiras e petroleiros do Sistema Petrobrás, nos colocamos a postos, em defesa do patrimônio público e da continuidade do nosso trabalho para abastecer o povo brasileiro, como sempre fizemos.

Manifestamos repúdio a qualquer atitude antidemocrática que possa vir a ocorrer por parte de bolsonaristas que ainda ocupem cargos de confiança no Sistema Petrobrás. Reiteramos as cobranças da FUP de que seja acelerado o processo de transição de gestão para que o presidente indicado pelo governo federal possa assumir o quanto antes o seu cargo e iniciar o urgente trabalho de recuperação da estatal.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil.

Juntos somos fortes.

Democracia sempre!

FUP – Federação Única dos Petroleiros e Petroleiras