Lula aponta novos rumos para a Petrobrás Lula aponta novos rumos para a Petrobrás

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 12 de janeiro de 2023

A intenção do presidente Lula está colocada, mas é claro que é necessário um período de transição


por Sindipetro/MG

Uma das primeiras medidas assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo após tomar posse, foi a revogação dos atos do governo Bolsonaro de privatização das estatais. O despacho, publicado no Diário Oficial do dia 02/01, determina que o MME e outras instâncias do governo suspendam os processos de privatização da Petrobrás e da PPSA, empresa responsável pela gestão do Pré-Sal, que haviam sido incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos com fins de desestatização.

“Dilapidaram as estatais e os bancos públicos, entregaram o patrimônio nacional. Os recursos do país foram rapinados para saciar a cupidez dos rentistas e de acionistas privados das empresas públicas”, denunciou o presidente Lula em seu discurso de posse no Congresso Nacional”. É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos”, afirmou.

A intenção do presidente Lula está colocada, mas é claro que é necessário um período de transição, nesse início de governo, para que as mudanças internas na Petrobrás aconteçam de fato. O indicado de Lula para ocupar a presidência da Petrobrás é o senador Jean Paul Prates (PT/RN), que ainda aguarda a aprovação do Conselho de Administração para assumir o cargo. Prates foi um dos principais críticos da política abusiva de reajuste dos combustíveis, que foi adotada pela Petrobrás em 2016, após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, assim como Lula, defende o fim do Preço de Paridade de Importação (PPI). Ele também teve um papel de destaque como relator do projeto de lei que propõe mecanismos para minimizar os reajustes de preços dos combustíveis. A proposta, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados, teve contribuições da FUP e do INEEP, antes de ser aprovada no Senado, com emendas.