Sindicalistas criam fórum de debate com o governo Lula Sindicalistas criam fórum de debate com o governo Lula

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 20 de janeiro de 2023

Sindicatos se unem para discutir políticas de valorização do salário mínimo e regulação do trabalho com o governo Lula


por Sindipetro/MG

 

Dirigentes petroleiros participaram, no dia 18/01, de encontro de sindicalistas com o presidente Lula e o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, no Palácio do Planalto, em Brasília. A CUT, CTB e demais centrais sindicais formalizam junto ao governo federal a proposta de instalação de uma Mesa Nacional para iniciar um debate sobre a política de valorização do salário mínimo, a regulação do trabalho em aplicativos e o fortalecimento da negociação coletiva.

Esta foi a primeira reunião oficial do conjunto das organizações sindicais com o presidente  Lula e o ministro Marinho, e inaugura o fórum de negociação com o governo, que terá prazo de duração de 90 dias, cujas deliberações, uma vez avalizadas por Lula, poderão ser anunciadas até Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador.

Um dos compromissos de campanha do presidente Lula foi a retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo, que chegou a atingir, no seu segundo governo, valorização de 70%, a maior das últimas cinco décadas, representando importante instrumento de distribuição de renda.

A Política de Valorização do Salário Mínimo, instituída no primeiro governo Lula, em 2003, foi descontinuada em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Com isso, o Brasil tem hoje o segundo pior salário mínimo real entre 31 países, atrás, inclusive, de países vizinhos da América Latina, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).